Secretário inaugura centros de apoio à agricultura familiar no Triângulo Mineiro
BELO HORIZONTE (09/08/2011) - O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, participa, nesta quinta (11/08), de uma série de inaugurações de unidades de apoio e promoção da agricultura familiar em Iturama, União de Minas e Carneirinho, na região do Triângulo Mineiro. As ações buscam estimular a produção agropecuária das culturas locais, possibilitando a ampliação de postos de trabalho e de renda, além da qualificação profissional dos pequenos produtores rurais.
Em Iturama será implantado o Centro de Capacitação da Agricultura Familiar. A iniciativa vai beneficiar cerca de 750 famílias do município que se dedicam à produção de feijão, milho, mandioca, hortaliças, frutas, pescados, além da pecuária de corte e de leite. O Centro terá um espaço físico para a realização de reuniões, cursos, treinamentos e apoio a negócios relacionados aos interesses dos produtores rurais de Iturama.
Em União de Minas será inaugurada a Unidade de Processamento de Alimentos para a produção de derivados de mandioca. Serão beneficiadas 25 famílias que vivem na Fazenda Bom Fim dos Coqueiros, na zona rural do município. A unidade será dotada de infraestrutura que permitirá o processamento da mandioca para fabricação de farinha e polvilho, com produção estimada de 175 quilos/dia de farinha e 60 quilos/dia de polvilho, destinada à comercialização e ao consumo local.
Já em Carneirinho está prevista a inauguração do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar, que beneficiará cerca de 530 famílias de pequenos produtores, organizadas em associações. A implantação do Centro possibilitará o fortalecimento da agricultura familiar e garantirá uma estrutura de apoio técnico, com espaço para a comercialização e maior oferta de alimentos para a população de Carneirinho e cidades vizinhas.
As implantações das unidades contam com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). Participam ainda dos projetos o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), as Prefeituras e Câmaras Municipais, além de entidades locais de apoio à agricultura familiar.