Conteúdo Principal

Secretário da Agricultura confirma que Parque de Exposição vai mudar de local

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:
O secretário da Agricultura de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues, confirmou nesta quinta-feira (29) que o governo do Estado estuda a transferência do Parque de Exposições Bolívar de Andrade, localizado na região Oeste de Belo Horizonte, para outro local. Ele falou sobre o plano durante reunião da Câmara Técnica de Eqüideocultura do Conselho Estadual de Política Agrícola (Cepa), e obteve a adesão dos representantes das associações de criadores e de outros segmentos da cadeia de cavalos de raça.    

De acordo com o secretário, a necessidade de levar o parque para outro local foi constatada após um estudo para a reforma das instalações dentro de um orçamento de R$ 16 milhões. “O espaço na Gameleira é insuficiente para as obras e por isso o governo estadual autorizou a pesquisa de locais onde poderia ser construído o novo parque”, explicou. Viana acrescentou que já foram identificadas áreas até 12 vezes maiores que a utilizada atualmente pelo Parque da Gameleira sob a administração do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

O secretário da Agricultura disse que as entidades de criadores atualmente sediadas no Parque da Gameleira também poderão ser transferidas para o novo local, se for de seu interesse. Depois da realização das obras em outro local, provavelmente até 2011, a área do parque (98 mil metros quadrados) será incorporada ao Complexo Expominas, que já conta com 185 mil metros quadrados, sendo 15 mil metros ocupados atualmente pelas edificações destinadas aos eventos.  

Hora de mudar

Para o coordenador da Câmara Técnica de Eqüideocultura, Magdi Abdel Raouf Gabr Shaat, “a criação de um novo parque de exposição é de fundamental importância porque as antigas instalações da Gameleira são insuficientes para as atuais dimensões da pecuária estadual.” A capacidade de alojamento no parque é de 3 mil animais no máximo. Segundo o empresário, “o Parque Bolivar de Andrade tem espaço limitado e sua infra-estrutura é precária.” Ele acrescenta que “em boa hora o governo estadual oferece condições para a construção de um parque como os existentes em outros estados de pecuária forte”.

O gerente do Parque Bolivar de Andrade, Mendelssohn de Vasconcelos, confirma a existência dos problemas de falta de espaço, destacando que foi preciso instalar baias de ferro para eqüinos no estacionamento.  Na área do parque, além do prédio da administração e outras unidades do IMA, há 32 pavilhões para bovinos e eqüinos, 50 currais, um tattersal (pavilhão) coberto e outro descoberto para a realização de leilões de animais. Um pavilhão fechado é para caprinos e ovinos, em outro funciona a clínica de animais e ainda existem cerca de 20 pavilhões atualmente utilizados por associações e núcleos de criadores. O parque conta também com uma pista gramada, outra de areia, utilizada em provas, e uma terceira para o aquecimento de animais.      
     

Homenagem a um criador

O Parque da Gameleira (nome da região onde está situado) foi registrado como Parque de Exposição Bolivar de Andrade, em homenagem ao criador mineiro que criava cavalos de raça e bovinos. A inauguração foi em 18 de junho de 1938, com a 1ª Exposição Nacional de Animais e Produtos Derivados. Já contava com 30 pavilhões para animais, arquibancadas e tribuna, prédio da administração, pista de desfile, currais de embarque e outras instalações. De 1946 a 1948 passou por reformas e, até 1960, abrigou parte da Escola Superior de Veterinária. Naquele ano o parque recebeu mais seis pavilhões de bovinos e dependências para eqüinos, além de um pavilhão para concurso leiteiro. O parque vai sediar de 2 (domingo) a 8 de junho a  48ª Exposição Estadual Agropecuária, integrada à programação da Superagro 2008. Considerada a  mais ampla mostra da pecuária de Minas, a exposição vai reunir cerca de 3 mil animais de 21 raças de bovinos, eqüídeos, caprinos, ovinos e bubalinos.

Compartilhe via: