Projeto “O legal merece um brinde!” ganha força em todo o estado

Minas Gerais é o maior produtor de cachaça de alambique do país. O processo tradicional de fabricação da bebida em alambique é declarado como patrimônio cultural pela lei estadual Nº 16.688, de 11 de janeiro de 2007.
Ações de inspeção e educação sanitária aos produtores e comerciantes executadas no estado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), autarquia vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), contribuem para a qualidade e legalidade da cachaça.
A regularização melhora a estrutura da produção e incentiva o processo de aprimoramento contínuo, podendo ampliar vendas e conquistar novos mercados.
O projeto "O legal merece um brinde!" está ganhando força com o auxílio de parcerias estabelecidas com outros órgãos da esfera estadual e federal como Fiemg, Faemg, Receita Federal, Polícia Civil e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
De acordo com a fiscal assistente do IMA, Tatiana Pinheiro, a Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, com o apoio da fiscal agropecuária Ana Cristina Paiva, responsável pelo Núcleo de Educação Sanitária, vem divulgando o projeto dentro da instituição por meio de palestra, mostrando a importância da adesão das coordenadorias regionais e escritórios seccionais.
"A perspectiva é de adesão de mais coordenadorias regionais no projeto que começou em 2020 no auge da pandemia COVID-19, a fim de estabelecermos a criação e consolidação de um programa do órgão para o fomento constante quanto a oferta de cachaça legal", garante.
Até o momento, as regionais de Poços de Caldas, Juiz de Fora, Patos de Minas e Unaí contam com a participação dos servidores Hélio Carlos Lopes, Roberta Helen, Braz Henilson Machado, Gevair Campos e Samuel Luiz de Souza.
O projeto envolve toda a cadeia produtiva da cachaça para os próximos quatro anos. Está previsto um planejamento estratégico em centros de comercialização, promovendo treinamentos para produtores, responsáveis técnicos e servidores responsáveis pela fiscalização de cachaça e aguardente de cana, além de levantamento e análise comparativa de estabelecimentos clandestinos em Minas Gerais.
Conscientização
Em 2020, o IMA lançou a campanha "O legal merece um brinde! ", com o objetivo de conscientizar a população contra a clandestinidade e divulgar a importância do consumo de produtos seguros, de qualidade, registrados e que atendam à legislação. As ações desta campanha foram por meio de um "viral do bem" através das redes de relacionamento da instituição.
Já em 2022, o Legal merece um brinde teve uma segunda abordagem que foi junto aos comerciantes e colaboradores. O foco foi orientar e nortear esta parte do setor que fica mais próxima ao consumidor. As ações contaram com o apoio da Seapa, Fiemg, Abrasel, e atuou junto aos proprietários de bares, restaurantes e mercados.
Festival
O IMA participou neste mês do 1° Festival de Cachaça da Zona da Mata, uma iniciativa do fiscal agropecuário Hélio Carlos Lopes, pertencente ao Escritório de Bicas, regional de Juiz de Fora.
O evento teve palestras técnicas nas quais os produtores puderam tirar dúvidas sobre como obter o registro do estabelecimento.
Rodolpho Sélos - Ascom/IMA
Foto: Divulgação/IMA
Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook
Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas