Conteúdo Principal

Poda de inverno e manejo de frutíferas é tema de dia de campo em São João del-Rei

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Manejo de frutíferas como o pessegueiro será apresentado durante dia de campo em São João del-Rei
Publicado em:

BELO HORIZONTE (27/07/15) - Pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) vão explicar sobre poda de inverno em frutíferas e manejo de pragas e doenças no pomar, durante o 5º Dia de Campo de Fruticultura, que será realizado no dia 6 de agosto, no Campo Experimental da Epamig, em São João del-Rei.

Serão demonstradas técnicas de poda em árvores como macieira, figueira, videira a fim de assegurar boa produtividade. "São técnicas de baixo custo, que auxiliam no crescimento da planta e influenciam diretamente na produtividade. “Esse tipo de poda promove o equilíbrio entre a parte vegetativa e produtiva da planta. São cortados ramos doentes, mortos, mal posicionados e que produziram na safra passada”, explica o pesquisador da Epamig, Paulo Norberto.

O pesquisador alerta ainda para o perigo do desconhecimento da técnica “é preciso saber como e quando cortar, considerando as particularidades de cada espécie frutífera. Se retirarmos os ramos ou estruturas produtivas das plantas, toda a produção poderá ficar comprometida”, alerta. O pesquisadores da Epamig Vicente de Carvalho e Júlio César de Souza irão explicar sobre os cuidados após a poda para evitar a proliferação de doenças e pragas.

Segundo Paulo, a partir de 2008 foram implantadas Unidades Demonstrativas com fruteiras de clima temperado na região dos Campos das Vertentes. Atualmente, são nove municípios contemplados: São João del-Rei, Tiradentes, Coronel Xavier Chaves, Prados, Resende Costa, Lagoa Dourada, Barroso, Piedade do Rio Grande, Carandaí. "Alguns produtores plantaram videiras, figueiras e outras espécies de frutíferas, em pequenas áreas, para comercialização nos mercados locais", conta.

É o caso da produtora rural Vicentina Ferreira Silva, que diversificou a sua renda, com a produção de doces de figo e outras frutas, em Carandaí. Há três anos ela iniciou o cultivo, a partir de Unidade Demonstrativa, implantada pela Epamig, em parceria com Emater. Aos poucos, ela agregou valor à sua marca, Santa Donata, com a confecção de doces cristalizados, recheados com o doce de leite. "O doce de figo é natural, sem conservantes. Comercializo produção caseira na minha região", diz. A inscrição para o 5º Dia de Campo de Fruticultura é gratuita e pode ser feita no local do evento. Informações: (32) 3379-2649.

Figo em Minas

A figueira é uma das frutíferas de clima temperado com potencial cultivo em Minas. O estado é  o terceiro maior produtor de figo no Brasil, com uma produção estimada em 5,9 mil toneladas, cerca de 21% do volume nacional. O Sul de Minas produz mais de 95% da produção do estado.

Em 2002 a produtividade média era de 8.733 kg/ha e em 2013 passou para 11.405 Kg/ha. A adoção de tecnologias de cultivo, manejo e poda pode influenciar no aumento da área de cultivo, mas também na sustentabilidade da atividade. De acordo com o Paulo Norberto, o mineiro não tem tradição no consumo de figo maduro e sim do figo verde para confecção de doces. "A figueira é uma planta rústica, com grande potencial de adaptação. Na maioria das regiões mineiras pode-se cultivar", explica.

Serviço:

5º Dia de Campo de Fruticultura
Dia: 6 de agosto de 2015
Horário: De 8h às 12h
Local: Campo Experimental Risoleta Neves – Av. Visconde do Rio Preto, s/n,
Campus da UFSJ - CTAN

Compartilhe via: