Pnae alavanca renda da agricultura familiar em Jordânia, no Vale do Jequitinhonha

Conteúdo Principal

Pnae alavanca renda da agricultura familiar em Jordânia, no Vale do Jequitinhonha

Submitted by 10409568660 on
Publicado em:
imagem emater

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) tornou-se um aliado e tanto da agricultura familiar em Jordânia, no Vale do Jequitinhonha. Por meio do programa e com assistência técnica da Emater-MG, os agricultores têm garantido mercado para os seus produtos e geração de renda. Para se ter uma ideia, em 2024, de acordo com a Emater-MG, o Pnae movimentou cerca de R$ 270 mil reais no município.
 
Nesse período, 22 agricultores familiares comercializaram alimentos para quatro escolas estaduais no município. As famílias pertencem à Associação dos Agricultores Familiares de Jordânia e à Associação Comunitária de Pequenos Produtores Rurais Unidos na Fé de Bom Jardim. A variedade de produtos fornecidos é grande. Tem batata-doce, banana-da-terra, cebola, cebolinha, alface, mandioca, coco, laranja, maracujá e limão. Isso sem falar nas quitandas, como pão caseiro e biscoito de polvilho.
 
Edivaldo Alves do Nascimento, agricultor da comunidade Bom Jardim, fornece hortaliças e frutas para as escolas. Com a participação no Pnae, ele conta que consegue evitar prejuízos. “Tudo o que plantamos, conseguimos vender. A renda tem sido muito gratificante. O programa é muito bom, ajuda bastante os produtores rurais. Agradeço sempre a Deus pela oportunidade de participar”, disse.
 
Assim como Edivaldo, as famílias inseridas no Pnae recebem assistência da Emater-MG. A empresa orienta os agricultores sobre como participar das chamadas públicas, além de prestar suporte técnico gratuito para que eles produzam alimentos de qualidade e cumpram com o cronograma de entrega. “A Emater, por exemplo, elabora gratuitamente o projeto de vendas de cada produtor interessado em participar do Pnae. O programa é fundamental para a geração de renda dessas famílias, garantido que possam investir em suas atividades e propriedades”, afirma o extensionista da Emater-MG, Juliano Pires.
 
Com 121 alunos, a Escola Estadual Professor Manoel da Rocha Pinto é uma das beneficiadas com a compra de alimentos da agricultura familiar de Jordânia. Para a diretora, Jamille Gonçalves Santos Sampaio, a iniciativa ajuda a enriquecer a merenda escolar. “O Pnae auxilia muito na preparação da alimentação escolar e na execução dos cardápios. A nossa expectativa é que haja ainda mais variedade de produtos para 2025”, diz.
 
No dia 21 fevereiro, encerrou-se o processo de seleção dos agricultores familiares que participarão do Pnae em 2025. No total, foram 22 famílias selecionadas. 
 
Sobre o Pnae
 
O programa oferece alimentos de qualidade e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. A lei que regulamenta o Pnae estabelece que, no mínimo, 30% dos recursos repassados aos estados e municípios pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar devem ser utilizados na compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar.

 

 

 

Estagiário em comunicação: Lázaro Lopes/ Ascom Emater 

Jornalista: Sebastião Avelar

Compartilhe via: