Pela primeira vez, exportações do agro mineiro superam segmento da mineração

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Pela primeira vez, exportações do agro mineiro superam segmento da mineração

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No período de janeiro a novembro, as vendas externas dos produtos agropecuários somaram US$ 15,7 bilhões, superando em 3% o valor alcançado pela mineração
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Pela primeira vez, o valor alcançado pelas exportações do agronegócio mineiro ultrapassou o setor da mineração,  que passou a ocupar o primeiro lugar no ranking dos setores que mais exportam em Minas Gerais. No período de janeiro a novembro de 2024, as vendas externas do agro mineiro somaram US$ 15,7 bilhões, superando em 3% o valor alcançado pela mineração, que alcançou US$ 14,5 bilhões. 

No acumulado do ano até novembro, o agro representou 40,7% do valor total das vendas externas do estado. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o setor registrou acréscimo de 19% na receita e 9% no volume enviado ao exterior, alcançando 16 milhões de toneladas. A mineração respondeu por 37,7% das exportações totais, com 14,5 milhões de toneladas embarcadas. 

A cifra alcançada já superou - mesmo sem contabilizar o mês de dezembro - o último recorde anual registrado no ano de 2022, quando a receita havia alcançado US$ 15,3 bilhões. A média mensal em mais de 1,4 bilhão vem garantindo essas marcas jamais contabilizadas. Além disso, a taxa de câmbio nominal mais alta observada nos últimos meses vem favorecendo o desempenho das atividades exportadoras.

Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, o agro ocupar a primeira posição na contribuição com as exportações mineiras era uma questão de tempo, já que o setor vem investindo firme em capacitação, produção sustentável e inovação. “Esses números consolidam o estado como uma potência na produção de alimentos, contribuindo fortemente para o protagonismo do Brasil frente ao resto do mundo. Não tenho dúvidas de que, em 2025, a combinação da nossa evolução no campo com a valorização dos nossos produtos no estrangeiro vai aumentar ainda mais essa vantagem”, afirmou Thales Fernandes.

Produtos novos fortalecem os números

Café, produtos do complexo sucroalcooleiro e a carne bovina seguem como os principais responsáveis pelos bons resultados das exportações do agro mineiro. No entanto, outros itens vêm ganhando destaque no rol de produtos e garantindo a liderança do estado nas exportações, tais como sementes para semeadura (milho, rícino, girassol e outras), sêmen bovino, queijos, iogurte, leite condensado e batatas preparadas. 

Água de coco, tapioca, cogumelos, inhame, azeitonas e grão de bico também ajudam a ampliar a oferta de produtos e mostram a capacidade de diversificação do agro mineiro e de atendimento às demandas do mercado internacional. 

A China lidera a lista dos principais importadores do agro mineiro (US$3,9 bilhões), seguida pelos Estados Unidos (US$ 1,7 bilhão), Alemanha (US$1,3 bilhão), Bélgica (US$ 727 milhões) e Itália (US$ 669 milhões). Ao todo, 169 países importam os produtos agropecuários mineiros.

Café segue como destaque

A saca de café teve uma valorização 15% maior que no ano anterior. As vendas somaram US$ 7,1 bilhões, 44,6% a mais na comparação com o ano anterior, indicando a melhor performance do nosso principal produto exportado.

Em volume, foram embarcadas 28,4 milhões de sacas, com aumento de 25%. Dentre os 87 países que compram nosso café, os principais compradores (Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, Itália e Japão) aumentaram de forma significativa suas aquisições. 

Valorização das carnes

No total, as carnes contabilizaram US$ 1,4 bilhão e 414 mil toneladas, representando 9% das vendas para o exterior. A carne bovina segue como o carro-chefe do grupo com receita de US$ 1 bilhão e 240 mil toneladas (aumento de 20,4% no valor e 26,5% no volume), mas o destaque do período ficou com a carne suínas, que alcançou o melhor resultado dos últimos 8 anos com a cifra de US$ 52,5 milhões e 26,5 mil toneladas. 

Além da ampliação das aquisições dos principais compradores e do número de diferentes parceiros comerciais, houve uma expressiva compra por parte das Filipinas, com expectativa de manutenção da parceria para o próximo ano.

Somente a carne de frango não obteve valorização, com redução de 20% no valor e 18% no volume, ou seja, US$ 269 milhões de receita e 142 mil toneladas embarcadas no período apurado. 

Soja e produtos sucroalcooleiros

A receita do complexo soja, formado pela soja em grãos, farelo e óleo de soja, retrocedeu 8,4%, dada a redução nas importações de China e Tailândia, principais compradores. Ainda assim, os embarques do grupo aumentaram em 9,5%, tendo como novidade o desempenho do farelo de soja, com acréscimo de 9% na receita (US$ 230 milhões). Ao todo, as exportações do complexo soja somaram US$ 3,2 bilhões, tendo o grão à frente, com US$ 2,9 bilhões, ou seja, 92% do grupo.

Quanto ao complexo sucroalcooleiro, o açúcar, principal componente do segmento, registrou seu melhor desempenho já apurado, com U$ 2,2 bilhões. As vendas totalizaram US$ 2,3 bilhões em receita e 4,7 milhões de toneladas, representando acréscimos de 23,7% e 23,2%, respectivamente. A Indonésia superou a China como o principal parceiro comercial nesse grupo, com 11% das vendas. 

 

Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Assessoria de Comunicação Social

Jornalista Responsável: Janaína Rochido 

Revisão: Márcia França

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