Conteúdo Principal

IMA se prepara para início de auditorias permanentes

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:


O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) prepara seus profissionais para iniciar ainda no mês de maio, os trabalhos de auditorias em todo o Estado. As visitas passarão a ser permanentes conforme previsto na Instrução Normativa (IN) nº 24 publicada pelo Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) que trata da norma operacional do Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov).

A publicação ocorreu na última sexta-feira (2) no Diário Oficial da União e no artigo nº 66 da IN, o MAPA dá competência aos órgãos de defesa agropecuária dos estados para a execução de auditorias nas certificadoras, Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov, nas fábricas, nos importadores de elementos de identificação e demais entidades vinculadas ao Serviço.


Com isso o IMA iniciará um trabalho rotineiro de auditorias permanentes. Vale ressaltar que nas auditorias anteriores profissionais do Instituto apenas acompanhavam técnicos do MAPA durante os trabalhos em campo. Agora o órgão passa a contar com uma equipe formada exclusivamente para esse fim.


O diretor-geral do Instituto Altino Rodrigues Neto acredita que o órgão não terá problemas em cumprir a normativa baixada pelo MAPA, já que essa regulamentação era esperada e tinha sido sinalizada durante uma reunião em Brasília em março. “Nossos técnicos estão sendo treinados há mais de um mês. Com isso, teremos a garantia de um serviço bem feito e estabelecimentos rurais de qualidade, podendo exportar para diversos países. O agronegócio mineiro só tem a ganhar com as medidas”, afirmou o dirigente.



Treinamento



Ministrada pelo MAPA, a capacitação dos servidores do Instituto para a realização das auditorias começou dia 31 de março em Brasília e já teve outras fases ocorridas em Goiás e Minas Gerais. A última será realizada ainda este mês e contará com duas etapas.



Entre os dias 14 e 16 será explorada a parte teórica, com ênfase na legislação, no auditório do IMA no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte.



Já nos dias 19 a 21 será a vez da parte prática onde serão feitas auditorias em diversas regiões do estado. Serão checados, dentre outros, o sistema de rastreabilidade, identificação dos animais, controle da movimentação animal e dados de estoque, controle de entrada, saída de distribuição de insumos, manejo alimentar e sanitário.




Compartilhe via: