Conteúdo Principal

Epamig realiza dia de campo café com leite

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:
Novidades tecnológicas sobre o café e o leite, que são as principais atividades da região de Três Pontas, no Sul de Minas, serão apresentadas no próximo dia 14 (quinta-feira), quando a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realizará o 3º Dia de Campo Café com Leite. O evento, que terá início às 7h30, é dirigido a produtores rurais e empresários, agrônomos, veterinários, técnicos, estudantes e demais interessados nas duas áreas.

O objetivo, segundo os organizadores, é promover a integração entre produtores de leite e de café da região, divulgar novas tecnologias e incentivar o intercâmbio de informações entre os diferentes elos da cadeia produtiva. “O mercado do leite é um assunto que sempre gera muitas discussões e polêmicas”, observa a veterinária Débora Gomide. As variações de preço, formas de pagamento e qualidade desses produtos serão abordados nesse dia de campo.

Pesquisadores da EPAMIG também falarão sobre o uso da cana-de-açúcar na alimentação do gado e demonstrarão que as pesquisas revelam bons resultados, principalmente na época da seca, quando as pastagens estão ruins. “Além disso, a cana se apresenta como uma opção barata para o produtor”, destaca Débora.

Na área da cafeicultura, a EPAMIG apresentará o resultado dos trabalhos que estão sendo realizados com variedades de bourbons, que apresentam qualidade superior e são destinados à produção de cafés especiais, muito apreciados pelo mercado. “As pesquisas buscam identificar quais são as cultivares que melhor se adaptam às condições de climáticas de Minas Gerais”, explica o gerente da Fazenda Experimental de Três Pontas, Ronaldo Nogueira de Medeiros.

Além dos assuntos já citados, a EPAMIG apresentará aos participantes estudos e ações que estão sendo feitos visando ao enfrentamento das mudanças climáticas. Serão apresentados trabalhos desenvolvidos com cultivares mais adaptadas a altas temperaturas, como a Catiguá e Topázio (EPAMIG). É objetivo da Empresa  identificar as cultivares mais adaptadas a temperaturas elevadas, de forma que as mudanças de temperatura não afetem o mercado do café.

Todas as atividades do dia de campo são gratuitas e para participar não é necessário se inscrever com antecedência. O evento acontece na Fazenda Experimental de Três Pontas, na rodovia Três Pontas, quilômetro 6, em Santana da Vargem.

Programação:



7h30-inscrições



8h30- abertura



9h- visita às estações:



- Mercado do leite



- Controle de cigarrinhas da pastagem



- Uso da cana-de-açúcar na alimentação de bovinos de leite



- Variedades de café Bourbon



- Associação de dados climáticos com a produção de café



- Qualidade do café.



Mais informações podem ser obtidas no endereço www.epamig.br, pelo  telefone (35) 3265-1107 ou e-mail fetp@epamig.br.





Compartilhe via: