Conteúdo Principal

Epamig lança vinho rosé, ideal para os dias mais quentes

Submitted by 05121198647 on
Novidade integra catálogo de vinho bordô e espumantes e tem notas de morango e framboesa. Produção experimental é de cerca de 800 garrafas
Publicado em:
Uva Syrah

Depois de ganhar prêmios nacionais e internacionais com vinhos finos e espumantes, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), decidiu apostar numa nova modalidade, a rosé. No  Campo Experimental de Caldas, as uvas da casta Syrah (ou Shiraz), destinadas à produção da nova bebida, acabaram de ser colhidas, na chamada ‘colheita de verão’. A expectativa em torno da nova bebida é grande porque a cultivar escolhida é conhecida por originar vinhos finos de excelente qualidade.

Filipe Casseli, enólogo da Epamig, explica que, no caso da Syrah, a colheita foi realizada em janeiro, priorizando uvas com maturação incompleta, focando em uma alta acidez e menor concentração de açúcares. 

“A acidez da uva é importante, pois dá frescor ao vinho. Além disso, o menor teor de açúcares e pH baixo são ideais para este estilo de rosé”, destaca. 

Características do vinho

O rosé Epamig apresenta frutas vermelhas frescas, como morango, framboesa e cereja, além de notas maduras de ameixa. Há também nuances sutis de especiarias, como pimenta branca, e toques delicados de ervas secas.

Em boca, o vinho se destaca pelo perfil fresco, também com frutas vermelhas e acidez que proporciona sensação refrescante. Embora possua corpo médio, o rosé de Syrah é equilibrado, com taninos leves, textura suave e final seco, sendo uma opção agradável, sem excessos de doçura ou intensidade.

O rosé de Syrah é versátil, ideal para diversas ocasiões, especialmente em dias mais quentes, devido à sua leveza e toque aromático de especiarias. “Maturado por um curto período em tanques de inox, o rosé Epamig foi pensado para ser degustado jovem, sendo recomendado para servir entre 7ºC e 10ºC”, explica o enólogo.

Saiba onde comprar

A produção experimental deverá ser de cerca de 800 garrafas, provenientes das colheitas de 2024 e 2025. A previsão é que em maio de 2025 os vinhos sejam comercializados no empório da Epamig, localizado na Av. José Cândido da Silveira, 1647, União, Belo Horizonte – MG, e também no Campo Experimental da Epamig, em Caldas. 

Entenda a safra de verão

Muito praticada nas regiões sul e centro-oeste de Minas Gerais, a safra de verão é uma técnica tradicional que respeita o ciclo natural da videira, resultando em bebidas de aromas intensos e vibrantes. A colheita pode ser realizada entre meados de dezembro e o início de fevereiro, dependendo da variedade da uva.

 
Jornalista responsável: Mila Cristian / Epamig
Foto: Erasmo Pereira / Epamig
Edição: Maria Teresa Leal / Seapa

Compartilhe via: