Epamig destaca técnicas para cultivo e pós-colheita durante Simpósio Nacional do Morango
POUSO ALEGRE (11/08/2015) – Começam nesta terça-feira (11) em Pouso Alegre, o 7º Simpósio Nacional do Morango e o 1º Encontro sobre Pequenas Frutas do Sul de Minas Gerais. Co-realizadora dos eventos, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) participará da programação com palestras, moderação de painel e estande institucional.
O pesquisador Mário Sérgio Dias Carvalho da Epamig Norte de Minas ministrará, no dia 12 de agosto, as palestras “Produção de Morangos em regiões não-tradicionais” e “Principais cultivares de morangueiro no Brasil”. Desde 2001, a Epamig conduz experimentos sobre cultivo de morango orgânico na região Norte de Minas, onde o clima é semiárido. “As condições climáticas da região propiciam a produção de morango sem o uso de agrotóxicos. O clima quente e seco inibe o desenvolvimento de doenças. Quando há alguma ocorrência conseguimos combater por controle biológico”, explica.
Mário Sérgio também será o moderador do painel “Manejo da cultura do Morangueiro”, que acontece no dia 13. Na mesma data, o pesquisador da Epamig Sul de Minas Emerson Dias Gonçalves falará sobre técnicas para a conservação pós-colheita do morango e de pequenas frutas como amora-preta, framboesa, fisalis e mirtilo. Essas espécies, que são bastante frágeis e perecíveis, têm se destacado pela alta concentração de elementos antioxidantes e benefícios à saúde humana. Além disso, apresentam-se como opção para a agricultura familiar, tanto na comercialização in natura, quanto para a produção de geleias, sucos e sorvetes.
No dia 14 de agosto serão realizadas visitas a lavouras comerciais que utilizam os sistemas convencionais e orgânicos de cultivo. A programação completa está disponível no site simposiomorango.ifs.ifsuldeminas.edu.br.
O 7º Simpósio Nacional do Morango é uma realização do Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas Campus Inconfidentes, Pouso Alegre e Reitoria), da Epamig e da Emater-MG; com o apoio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Embrapa, Prefeitura de Pouso Alegre - MG e Fundação Carlos Silvério da Rocha.