Conteúdo Principal

Criação familiar de galinhas poedeiras faz sucesso na região Central de Minas

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Emater-MG presta assistência técnica no aviário
Publicado em:

Um aviário de produção de ovos caipiras, em Queluzito, na região Central do estado de Minas Gerais, está chamando a atenção pelo bom desempenho alcançado, num prazo relativamente curto de funcionamento. Com pouco mais de dois anos de implantação, ocorrida no período mais crítico da pandemia da covid-19, o Aviário São Francisco, no sitio do mesmo nome, está provando que, mesmo em tempos de crise, é possível para a agricultura familiar realizar bons negócios. O segredo está na escolha da atividade e na assistência técnica adequada.

É o que acontece no empreendimento rural do produtor familiar Agnaldo Neves Souza, que recebe atendimento técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Depois de se dedicar durante seis anos à produção de leite, ele partiu para a criação, no sistema caipira, de duas linhagens de galinhas para postura: Azur e Embrapa 051. E tudo indica que não tem do que reclamar dos resultados.

A produção diária de 1.300 ovos é considerada boa e a comercialização também, pois além de Queluzito, os ovos são vendidos nos municípios próximos. “Iniciamos aqui no Sítio São Francisco na atividade leiteira, mas com a alta de custos da produção do leite, mudamos para o Aviário São Francisco, onde colocamos as galinhas poedeiras”, conta Agnaldo. A alta nos custos de produção de leite estava relacionada ao preço da ração do gado e o transporte pago para levar o leite até o laticínio, o que acabou inviabilizando a ação por falta de retorno financeiro.

Família unida

Agora com a montagem do aviário, toda a família está envolvida na produção. A filha Diana Lorena Vieira Souza é a responsável pela manipulação dos ovos no entreposto e entregas no mercado. O pai e o filho ajudam no manejo dos galpões e a mãe é o suporte domiciliar, fornecendo alimentação e apoio em todas as atividades, quando necessário.

“O nosso aviário é o único registrado na região pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Temos o entreposto e nos tornamos unidade de observatório da Embrapa”, ressalta Diana. Segundo ela, os ovos abastecem o comércio local de Queluzito e nos municípios vizinhos de Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco. O aviário também fornece para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que atende estudantes de escolas públicas dessas cidades.

Formada em Engenharia de Produção e professora de inglês, com um intercâmbio fora do país, Diana Lorena sempre manteve uma atitude de liderança e busca se atualizar constantemente sobre as melhores práticas que vêm sendo adotadas na avicultura familiar. Com a assistência da Emater-MG, ela conseguiu a certificação de ovo caipira do Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap). Agora planeja aumentar a produção e conquistar novos mercados para o seu produto.

“Iniciamos o Aviário São Francisco com o apoio da Emater. Optamos pela produção em ovos caipira. Queremos provar para o pessoal que é possível levar qualidade da roça direto para o consumidor”, argumenta.

A técnica do escritório local da Emater-MG, Bianca Matos Pereira, acompanha o empreendimento de Queluzito. Ela explica que o próximo passo é comercializar os ovos, em todo o estado de Minas Gerais, com o registro do IMA. Segundo a técnica, o local funciona como uma agroindústria, pois é lá que os ovos são beneficiados, num processo que envolve a classificação, embalagem, identificação e distribuição do produto para a comercialização.

De acordo Bianca, entre as ações que a Emater-MG participou para implementar a criação do aviário, estão as instruções técnicas na construção de um galpão e a reforma de outro. Os dois espaços servem de alojamento das galinhas poedeiras. A empresa de extensão rural também fez o projeto de acesso ao crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), na modalidade Investimento. O recurso foi investido na concretização do espaços fisicos para a criação das aves.

“Orientamos a construção, a reforma, a instalação de bebedouros, comedouros e ninhos. Também fizemos o projeto do crédito rural para construir um galpão e adaptar outro”, diz. Bianca ainda explica como é o sistema caipira adotado no Aviário São Francisco. “Uma parte do dia as galinhas ficam dentro dos galpões, onde têm alimentação e água disponíveis, além dos ninhos onde os ovos são botados. Em outra parte do dia, elas são soltas para piquetes, onde podem pastejar e ficar ao ar livre para o bem-estar delas”, esclarece.

 

Terezinha Leite - Ascom/Emater-MG

Foto: Divulgação/Emater-MG

 

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

Compartilhe via: