Agropecuária do Vale do Rio Doce é tema de encontro em Governador Valadares

Conteúdo Principal

Agropecuária do Vale do Rio Doce é tema de encontro em Governador Valadares

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Belo Horizonte (25/02/2014) - Representantes da agropecuária do Vale do Rio Doce e da Zona da Mata se reuniram, nesta terça-feira (25), em Governador Valadares, para participar de mais um encontro regional, com o objetivo de discutir as diretrizes da agricultura mineira nos próximos anos. Os encontros estão sendo promovidos pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Cerca de 150 pessoas participaram do evento, promovido na União Ruralista Rio Doce (URRD). Ao todo, serão sete encontros regionais pelo Estado. Em março, será lançada uma Agenda Estratégica que vai reunir as principais metas e desafios para o setor até 2030.

A importância de fortalecer a educação no meio rural como meio indispensável para a melhoria de vida nas comunidades, bem como a busca da organização dos produtores foram destacadas pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Zé Silva, que coordena todos os encontros. “A educação é um dos eixos que estamos trabalhando nesta agenda estratégica. Além dela, os pilares da Agenda Estratégica serão alimentos, meio ambiente, pobreza, água, energia e segurança”, explica Zé Silva.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura de Fervedouro, José Maria Pinto da Silva, os produtores da região do Vale do Rio Doce e Zona da Mata apostam na possibilidade de fortalecer suas atividades por meio da transformação da região em polo de produção do café conilon. Ele explicou que esse projeto pode ter destaque nas áreas que fazem limite com municípios do Estado do Espírito Santo.

O secretário de Fervedouro também assinalou que os produtores das regiões do Rio Doce e Zona da Mata estão cientes da importância da atividade agrícola e pecuária para a redução da pobreza no meio rural. Um movimento nesse sentido, segundo ele, contribuirá também para a redução da pobreza no meio urbano, acrescentou.

Entre as sugestões dos representantes do agronegócio reunidos em Governador Valadares consta ainda o aprimoramento dos projetos para fortalecimento da agricultura familiar. Eles pedem a ampliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos.

Outra proposta está relacionada ao incentivo à produção de culturas tradicionais, como o milho e feijão. Além disso, os representantes do agronegócio sugerem a implantação de projetos produtivos junto à juventude rural, inclusive com a disponibilização de crédito para as atividades e compra de terra. E propõem a integração da Seapa a universidades para o desenvolvimento de pesquisas, bem como a ampliação e modernização do sistema de vigilância e inspeção sanitária.

Também participaram do encontro do Vale do Rio Doce o presidente da União Ruralista Rio Doce, André Merlo, e o Diretor Geral do IMA, Altino Rodrigues Neto.

Além da etapa de Governador Valadares (Vale do Rio Doce), já foram realizados os encontros nas regiões do Jequitinhonha/Mucuri (Almenara), Norte de Minas (Montes Claros), Triângulo Mineiro (Uberaba) e Noroeste/Alto Paranaíba (Unaí). Ainda nesta semana, estão programadas reuniões nas regiões Central e Centro-Oeste (Divinópolis) e Alfenas (Sul de Minas).
 

Compartilhe via: