Secretário de Agricultura de Minas Gerais é homenageado na 39ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador, em BH

Conteúdo Principal

Secretário de Agricultura de Minas Gerais é homenageado na 39ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador, em BH

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Evento tradicional da raça esteve suspenso nos dois últimos anos, em razão da covid-19, e retornou ao Parque da Gameleira, em 2022, com 560 expositores e mais de 1.600 animais
Publicado em:

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, foi homenageado emérito durante a cerimônia de abertura da 39ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. A solenidade, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), ocorreu no último sábado (23/07).

Esta edição teve como tema “Uma história de paixão”, em reconhecimento às fazendas históricas que contribuíram para a criação do mangalarga marchador, chegando à genética do plantel atual. A sua formação remonta ao Sul de Minas há mais de 200 anos pelo cruzamento da raça alter – proveniente da Coudelaria de Alter do Chão, em Portugal – com outros cavalos selecionados.

Para o secretário Thales Fernandes, essa trajetória é motivo de celebração para os mineiros. “Nós temos muito orgulho de sermos o berço da raça, termos o maior efetivo equino do país e realizarmos, em Minas Gerais, o maior número de eventos do cavalo mangalarga. O marchador não parou nem um minuto, nem durante a pandemia, mostrando a força do agro estadual”, comemorou.

Já a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, agradeceu ao Estado por colaborar com os criadores. “Ao Governo de Minas Gerais, extensivo a todos os órgãos e demais autoridades que nos apoiaram com presteza nesses seis meses de gestão, obrigada pelo diálogo franco e pelo acolhimento respeitoso das nossas necessidades”, afirmou.

Ao todo, sete propriedades que, historicamente, dedicam-se à criação do cavalo receberam homenagens durante a abertura da exposição: Tabatinga, Angaí, Favacho, Engenho de Serra, Traituba, Bela Cruz e Campo Lindo.

Mangalarga no Brasil e em Minas

A tradicional Exposição Nacional do Mangalarga Marchador esteve suspensa nos dois últimos anos, em razão das medidas de prevenção à covid-19, e retornou ao Parque da Gameleira, em 2022, com cerca de 560 expositores e mais de 1.600 animais presentes. Mesmo com a suspensão da grande festa da raça, a ABCCMM arrecadou R$ 143,6 milhões em 2021, com 300 arremates chancelados, em 650 eventos como leilões e copas, entre outros.

A associação possui aproximadamente 22 mil associados, em 17 estados brasileiros. O plantel do mangalarga é de aproximadamente 687 mil cavalos no país, sendo mais de 282 mil somente em Minas, líder na criação da raça. As segunda e terceira unidades federativas com mais animais são o Rio de Janeiro, com 105 mil exemplares, e a Bahia, com 82 mil.

Em relação à criação de cavalos, de modo geral, os dados da Pesquisa Pecuária Municipal, do IBGE, apontam um rebanho de 828 mil cabeças em Minas no ano de 2020, com faturamento total de R$ 100 milhões por ano.

 

Paula Machado - Ascom/Seapa

Foto: Paula Machado/Seapa

 

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas 

Compartilhe via: