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Minas Gerais amplia presença no Paraguai e impulsiona pequenos produtores em missão comercial

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Empresas mineiras realizaram 86 reuniões com potenciais compradores paraguaios, que resultaram em R$ 103 mil em negócios imediatos e expectativa de cerca de R$ 4 milhões em contratos futuros
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Divulgação Seapa

A busca por novos mercados e pela internacionalização de pequenos e médios negócios mineiros ganhou força com a 4ª Missão Comercial de Minas Gerais ao Paraguai, realizada entre 26 e 28 de novembro, na capital Assunção. A iniciativa,  organizada pela Secretaria de Agricultura (Seapa) e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), com apoio da Embaixada do Brasil,  levou dez empresas do agronegócio e da indústria de alimentos para uma imersão no mercado paraguaio, abrindo portas, fortalecendo marcas e gerando resultados concretos para o setor.

Durante os três dias de agendas técnicas, visitas a supermercados, rodadas de negócios e encontros institucionais, as empresas mineiras realizaram 86 reuniões com potenciais compradores paraguaios, que resultaram em R$ 103 mil em negócios imediatos e expectativa de cerca de R$ 4 milhões em contratos futuros. Para quem produz em Minas, significa ganhar competitividade, acesso a consumidores internacionais e novas possibilidades de expansão. 

Reunião institucional no Ministério de Indústria e Comércio do Paraguai para levantamento de informações sobre os requisitos e procedimentos voltados à exportação de queijos de Minas Gerais, com esclarecimentos sobre o ambiente regulatório, práticas de mercado e oportunidades para ampliar o acesso ao consumidor paraguaio.

Cachaça mineira ganha força internacional

Entre os participantes estava Murilo Henrique, representante da Cachaça Terra do Zebu, de Uberaba. A empresa, familiar e com 14 anos de trajetória, voltou recentemente ao mercado após um período de reformas e já coleciona medalhas em concursos nacionais. No Paraguai, deu mais um passo importante.

“Essa foi minha primeira missão internacional e ela mudou tudo para a nossa marca. Fechamos um contrato de 6 mil dólares, com potencial de chegar a 18 ou até 30 mil. Também avançamos em conversas com outros distribuidores. Ir com o Governo de Minas nos deu credibilidade, abriu portas e aumentou nosso poder de barganha. Sou muito grato por essa oportunidade”, afirmou Murilo.

A Cachaça Terra do Zebu integrou uma comitiva diversa, que também tinha produtores de cafés especiais, alimentos plant-based, geleias artesanais, pães de queijo, temperos, frutas desidratadas e representantes da APACS, associação que reúne 26 produtores de cachaça artesanal de Salinas, berço da tradição no Brasil.

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Arquivo pessoal- Murilo Machado


Mercado em expansão e novas possibilidades

O Paraguai vive um momento de abertura para alimentos de maior valor agregado e tem ampliado o consumo de produtos premium, uma oportunidade para marcas mineiras. Hoje, Minas exporta cerca de US$ 35 milhões ao país, ocupando a posição de 5º maior exportador brasileiro para o mercado paraguaio.

Para o subsecretário de Economia e Política Agropecuária, Gilson Sales, a missão reforça a necessidade de Minas ocupar espaços estratégicos. “Temos qualidade, diversidade e capacidade de abastecer mercados exigentes. Quando aproximamos nossos produtores de compradores internacionais, geramos emprego, renda e fortalecemos toda a cadeia. A missão ao Paraguai mostra que Minas está preparada para competir lá fora e, além do Paraguai ser um mercado em expansão, é tambem uma porta de entrada para outros países da América Latina”, destacou.

A programação da viagem incluiu seminário sobre o mercado local, visitas técnicas a supermercados importadores, rodadas de negócios com distribuidores e um encontro no Ministério de Indústria e Comércio paraguaio, onde foram discutidas tendências e oportunidades para pequenos e médios negócios.

 

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