IMA inicia hoje coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos e de defensivos agrícolas vencidos na Ceasa de Contagem

BELO HORIZONTE (6/11/2017) O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) e a Ceasa Minas realiza a partir de hoje, 6/11, no entreposto da Ceasa Minas em Contagem (MG), coleta itinerante para o recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos e de defensivos agrícolas vencidos. As embalagens serão entregues pelos produtores de hortifrutigranjeiros que comercializam no Mercado Livre do Produtor (MLP), naquela Ceasa. Os produtores deverão entregar as embalagens vazias obedecendo a tríplice lavagem, conforme determina a legislação.
A coleta itinerante no MLP da Ceasa será realizada nos dias 6,8 e 10 de novembro, de 8 às 14hs
O Mercado Livre do Produtor (MLP) é um grande centro distribuidor de produtos hortigranjeiros em Minas, tendo comercializado em 2016 cerca de 595 mil t destes produtos. Cerca de 2 mil produtores procedentes de 300 municípios vendem seus produtos no local.
A engenheira agrônoma Marcela Ferreira Lage, da Gerência de Defesa Vegetal do IMA explica que a coleta itinerante vem sendo executada em vários municípios de Minas ao longo do ano e tem o objetivo de facilitar o acesso do produtor à devolução correta destas embalagens e dos agrotóxicos impróprios (vencidos), contribuindo para a retirada do passivo ambiental do campo, que poderia ser queimado ou jogado nos cursos d’água nas propriedades rurais, contaminando assim o meio ambiente.
O IMA encaminhou correspondências aos produtores rurais da Região Metropolitana de Belo Horizonte para que participem entregando suas embalagens, facilitando o seu dia a dia pois, caso contrário, teriam que ficar com estas embalagens até que a empresa responsável por aquele produto recolha o item. Este período de espera pode comprometer o meio ambiente com uma possível contaminação.
O IMA é o órgão responsável por fiscalizar, em Minas Gerais, o uso, armazenamento e comercialização de produtos de agrotóxicos.