Exposição Agropecuária de Minas terá cerca de 1,4 mil animais entre bovinos e equídeos

BELO HORIZONTE (15/05/2015) - A 55ª Exposição Estadual Agropecuária - um dos mais tradicionais eventos da pecuária mineira -, reunirá em Belo Horizonte, entre 2 e 7 de junho, cerca de 1,4 mil animais entre bovinos de corte e leite e equídeos. Ao longo de mais de cinco décadas, a Exposição firmou-se como importante momento para a realização de negócios, intercâmbio de informações e apresentação das melhorias genéticas alcançadas com os investimentos feitos pelos criadores nos rebanhos.
O evento é uma realização conjunta da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e sua vinculada Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e o sistema da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).
Nesta edição, a novidade fica por conta das raças bovinas senepol e wagyu, que pela primeira vez participarão do evento. Junto com elas estarão animais das tradicionais raças de bovinos (gir leiteiro, girolando, guzerá e sindi) e de equídeos (mangalarga marchador, campolina, jumento pêga, árabe, pampa e pônei). Este conjunto de animais participará dos julgamentos que avaliam os melhores exemplares de acordo com o padrão de cada raça e, no caso dos equídeos, o seu desempenho na pista de grama, explica Mendelssohn de Vasconcelos, servidor do IMA e gerente do Parque de Exposições. O bom desempenho desses animais contribui para a sua valorização financeira.
Minas é líder na pecuária nacional com o primeiro lugar em produção de leite, tendo registrado 9,3 bilhões de litros em 2014, e como detentor do segundo maior rebanho bovino, com cerca de 24 milhões de animais. Esses indicadores reforçam a importância da pecuária de Minas para o Brasil e a Exposição é o momento de apresentar essa pujança para o mercado e para a população em geral que visita o evento.
A Exposição terá também leilões das raças campolina, pônei e jumento pega, além da minifazenda com os pequenos animais que atraem a atenção de todos.