Epamig/ITAP abre inscrições para curso superior de Tecnologia em Agropecuária de Precisão

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso superior de Tecnologia em Agropecuária de Precisão do Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui, vinculado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig/ITAP). São ofertadas 40 vagas para a formação, que é conduzida presencialmente, em período integral e de forma gratuita.
A nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o principal critério de seleção. Para participar, o candidato deverá ter feito a prova de pelo menos uma das edições realizadas entre 2022 e 2025. “Somos pioneiros na oferta do curso, o único em nível superior existente no Brasil. Por meio dele, buscamos oferecer o acesso às tecnologias aplicadas à precisão e técnicas de otimização dos processos produtivos agropecuários, englobando a criação animal e a produção vegetal”, ressalta Robson de Souza, coordenador de ensino da Epamig/ITAP.
As inscrições para o curso superior de Tecnologia em Agropecuária de Precisão podem ser feitas por meio do site do Instituto até o dia 28 de janeiro de 2026. Já o início das aulas está previsto para março do mesmo ano.
Vagas remanescentes
Os interessados que não tenham realizado nenhuma das edições do Enem mencionadas, podem ainda se candidatar a possíveis vagas remanescentes. Neste caso, há um edital específico com regras para seleção, que pode ser encontrado por meio do link. As inscrições para concorrer nesta modalidade são feitas em formulário próprio disponível no site.
Novas estruturas
Os alunos da Epamig/ITAP passam a contar com nove novos laboratórios, estruturas entregues recentemente e que fazem parte das obras de reforma geral do prédio sede.
“A partir da oferta de ensino superior no ITAP, iniciado em 2022, foi necessário pensar uma nova estrutura que atendesse a demanda de formação. Diante disso, planejamos a obra dos laboratórios que passam a apoiar às disciplinas com atividades práticas nas áreas de biologia molecular, físico-química, fisiologia vegetal, informática, eletroeletrônica, prototipagem, entre outras”, comenta Robson. A conclusão da reforma geral do prédio sede está prevista para o primeiro semestre de 2026.
“Será um prazer receber os alunos em ambientes pensados para treinar os conhecimentos transferidos em sala de aula, permitindo o contato com equipamentos, análises e modos de aperfeiçoar a formação. Acreditamos que esses profissionais podem trazer grandes retornos para a sociedade”, acrescenta.
Curso Superior de Tecnologia em Laticínios
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Epamig/ILCT), em Juiz de Fora, também está com inscrições abertas. São oferecidas 40 vagas para o curso superior de Tecnologia de Laticínios. A formação é presencial, gratuita e funciona em período integral. As inscrições podem ser realizadas até 28 de janeiro de 2026 por meio do link.
Mais informações podem ser obtidas no site da Epamig/ILCT.
Jornalista responsável: Mila Cristian - Ascom/Epamig
Foto: Divulgação/Epamig