Emater-MG completa 50 anos de atuação em Ouro Preto

O escritório da Emater-MG em Ouro Preto completa 50 anos de atividades neste mês de maio. Para comemorar a data, será realizada uma solenidade de homenagens, nesta sexta-feira (6/5), às 15 horas, na Casa da Ópera, com a participação de produtores rurais, do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, do presidente da Emater-MG, Otávio Maia, do prefeito do município, Angelo Oswaldo, e técnicos da Emater-MG. A Casa da Ópera, inaugurada em 1770, é considerada o mais antigo teatro em funcionamento das Américas.
"Há 50 anos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, exercemos as atividades de apoio aos produtores rurais, principalmente os agricultores familiares, que tanto carecem de suporte. A nossa missão é promover o desenvolvimento rural sustentável, por meio da assistência técnica e extensão rural, assegurando a melhoria da qualidade de vida da população no campo", afirma Otávio Maia.
O escritório da Emater-MG em Ouro Preto atende, por ano, cerca de 270 agricultores familiares, graças ao convênio firmado com a prefeitura. São mais de 6,3 mil atendimentos anuais prestados pelos técnicos locais. As principais atividades desenvolvidas pelos pequenos produtores do município são a bovinocultura de leite e corte, produção de doces, fruticultura, apicultura e o plantio de milho, feijão e cana-de-açúcar. Mas no meio rural também são desenvolvidas atividades como avicultura, produção de artesanato e cultivo de hortaliças.
Entre as ações desenvolvidas pela equipe da Emater-MG do escritório de Ouro Preto está o apoio à comercialização de produtos da agricultura familiar. Uma das frentes de trabalho é com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A lei que regulamenta o programa estabelece que o mínimo 30% dos recursos repassados aos estados e municípios pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para a alimentação escolar, devem ser utilizados na compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar.
A Emater-MG presta assistência técnica aos produtores para que eles estejam aptos a atender às exigências dos editais de compra de alimentos pelas escolas. São aproximadamente 40 agricultores familiares de Ouro Preto que comercializam para 60 escolas públicas municipais, estaduais e federais. Fazem parte do cardápio das escolas produtos da agricultura familiar como hortaliças, frutas, fubá, mel, pães e biscoitos.
Artesanato
Outro trabalho de destaque está na comunidade rural Maciel, a 32 quilômetros da sede de Ouro Preto. A Emater-MG presta assistência a um grupo de artesãs que produzem peças em tecido, com referência à história centenária de Ouro Preto.
Em parceria com a prefeitura e com a comunidade, foi elaborado um projeto de capacitação em design para aprimorar a qualidade dos produtos e ampliar a venda para os turistas que visitam a cidade. Para a capacitação, foi contratado o renomado designer de artesanato e tecelão Renato Imbroisi, responsável por mais de 140 projetos no Brasil e em outros países.
"A proposta da Emater é estruturar a produção de artesanato, buscando a inclusão produtiva e a autonomia socioeconômica das artesãs da comunidade", afirma o técnico da Emater Wagner Henrique Pereira.
Prolae
A Emater-MG também atua no Programa de Liberdade e Assistência ao Encarcerado (Prolae) desenvolvido em Ouro Preto. Ele apoia o encarcerado do sistema semiaberto, por meio de capacitações, com o objetivo de contribuir na ressocialização. A iniciativa permite a redução das penas e abre portas para que os atuais detentos consigam uma atividade quando conquistarem a liberdade.
A empresa desenvolveu um projeto de implantação de uma unidade produtiva no sistema de agrofloresta agroecológica. A área de 5 mil m² pertence ao governo estadual e fica ao lado do presídio de Ouro Preto. Os próprios detentos irão cultivar frutas e hortaliças. A produção será destinada para o consumo dos encarcerados e de suas famílias. Ela também será comercializada em feiras e os recursos serão investidos na manutenção da unidade de produção. Já o excedente, será doado para instituições do município, como creches e asilos.
A Emater desenvolveu um projeto de irrigação, produção de mudas e de insumos. A empresa também doou um microtrator, adquirido com recursos de emenda parlamentar, que vai auxiliar nas atividades de implantação e condução das atividades agrícolas na unidade de produção.
Serviço: Evento de 50 anos da Emater-MG de Ouro Preto
Data: 6 de maio (sexta-feira)
Horário: 15 horas
Local: Casa da Ópera – Rua Brigadeiro Musqueira, 104 – Ouro Preto/MG
Marcelo Varella - Ascom/emater-MG
Foto: Divulgação/Emater-MG
Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook
Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas