Conteúdo Principal

Emater de Minas Gerais participa das discussões na Ecolatina 2007

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:



De 16 a 19 de outubro, Belo Horizonte recebe a Ecolatina 2007, Conferência Latino-Americana sobre Meio Ambiente e Responsabilidade Social. Espaço para debates sobre temas atuais e questões importantes relativas à sociedade e ao meio ambiente, este ano o tema central será "Mudanças climáticas: tempo de entrar em ação". E Emater-MG, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, por meio da Asbraer, Associação Brasileira das Entidades Públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural, estará presente, apoiando e participando das discussões.




"A Extensão Rural assume um novo papel, como ferramenta de construção e implementação de políticas públicas para a solução de dilemas hoje existentes, tais como produzir alimentos para a população e dar oportunidade para as gerações futuras continuarem as atividades; combater à fome e a desnutrição, garantindo a inclusão social com ascensão; e reduzir as desigualdades sociais", explica o presidente da Emater-MG e também da Asbraer, José Silva Soares.




Existem em todo o país cerca de 15 mil extensionistas atuando em 4.500 municípios. A Emater-MG está presente em 784 municípios, o que equivale a 93% do Estado, atendendo 440 mil produtores. "Utilizamos ferramentas e metodologias, até então só empregadas na iniciativa privada, para garantir uma gestão com mais agilidade, foco em resultados, mais produtividade e valorizando as pessoas, profissionais e produtores. Transformamos a Emater-MG em uma Empresa de desenvolvimento sustentável, que enxerga toda a cadeia produtiva, tem preocupações ambientais, culturais e sociais", acrescenta José Silva.




O presidente da Emater-MG e Asbraer será coordenador dos seminários "A extensão rural pública e seus impactos no desenvolvimento municipal sustentável", que tem como objetivo avaliar os impactos das ações de assistência técnica e extensão rural na geração de renda, tributos e ocupações nos municípios, bem como identificar as principais ações e programas desenvolvidos pelas instituições públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) nos municípios; e "Indicadores de resultados de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater)", que apresentará o estudo de indicadores de resultados das atividades de assistência técnica e extensão rural, bem como institucionalizar metodologias, princípios de avaliação e monitoramento de políticas públicas, na área de assistência técnica e extensão rural. Os seminários acontecem dias 17 e 18, respectivamente.




José Silva Soares também coordenará o "2º Fórum Energias Renováveis e Biocombustíveis e a Responsabilidade Socioambiental", a ser realizado no dia 19. O debate visa promover o encontro de especialistas nas esferas política, científica e produtiva para a troca de experiências e soluções em programas nacionais de aproveitamento em massa das fontes renováveis de energia, em especial a dos Biocombustíveis. Objetiva também contribuir para a discussão das oportunidades e ameaças sociais e ambientais da utilização dos biocombustíveis como energia de utilização massiva.




Os interessados em participar dos seminários poderão obter os convites especiais solicitando-os no portal da Asbraer ( www.asbraer.org.br ). Lembramos que as vagas são limitadas. Para participar do 2º Fórum sobre Energias Renováveis: Biocombustíveis e a Responsabilidade Socioambiental, realizado no dia 19 de Outubro, você deve adquirir seu convite diretamente na Ecolatina, www.ecolatina.com.br, no link: http://www.ecolatina.com.br/inscricao.asp


Compartilhe via: