Conteúdo Principal

Agricultor diversifica produção por meio da apicultura na Serra da Canastra

Submitted by 69337675668 on
História de Osmério Fernandes inspira colegas pela dedicação ao trabalho aliada ao apoio técnico
Publicado em:
Produtor rural ao centro com dois têcnicos da Emater-MG

O agricultor Osmério Fernandes Moreira se dedica à pecuária e à agricultura há 30 anos no município de Guapé, no Sudoeste de Minas, mas há cinco anos, durante uma conversa com um cliente, teve a ideia de iniciar uma outra atividade: a apicultura.  “Aluguei meu rancho para três casais. Um dos rapazes me falou que aqui na região seria ideal para a criação de abelhas. Acatei a ideia por curiosidade e daí em diante fui montando os apiários e continuo até hoje”, relata.

Imagem
Gado e produção de meu

A atividade começou com apenas uma colmeia e atualmente são mais de 100, distribuídas nos municípios de Capitólio, Guapé e Pimenta, alcançando uma produção anual superior a 1.500 kg de mel.

A falta de conhecimento sobre a nova atividade e a regularização da agroindústria Reserva do Imperador foram os maiores desafios enfrentados durante esta trajetória na apicultura. Mas, comom apoio e dedicação, ele conseguiu superar as adversidades.

Imagem
Embalagens de mel

“Possuímos o Selo Arte, somos cadastrados no Cicanastra (Consórcio Intermunicipal da Serra da Canastra, Alto São Francisco e Médio Rio Grande), que assegura a qualidade do nosso mel e do própolis. Agora fui convidado pela Codevasf para viabilizar um projeto de um entreposto de mel e própolis no território da Canastra”, conta Osmério.

Regularização

O coordenador técnico regional de pecuária da Emater-MG, Belchior Teixeira de Souza, tem prestado assistência técnica ao produtor. Ele relata que a regularização valoriza o produto, atesta a qualidade sanitária e abre portas para o mercado formal e institucional, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O coordenador destaca que a história de Osmério serve de inspiração para outros apicultores da região. “ Nós o convidamos para ministrar uma palestra durante a realização do concurso de qualidade do mel que realizamos no ano passado. Os participantes puderam conhecer um pouco da trajetória dele, principalmente na apicultura, como superou os desafios e hoje já está com a agroindústria legalizada. Destaco ainda que ele é muito envolvido com as pautas ambientais”, disse Belchior Teixeira.

Emater-MG incentiva produção

O Coordenador destaca que a Emater-MG  tem incentivado a produção de méis e própolis na região, principalmente por meio da promoção do Concurso Regional de Qualidade. Segundo ele, a flora preservada e o alto fluxo turístico fazem com que o local seja favorável tanto para criação de abelhas e produção de mel e derivados quanto para a comercialização dos produtos.

Jornalista Responsável: Gisele Flor – Ascom/ Emater-MG
Fotos: Divulgação Emater-MG


 

Compartilhe via: