Conteúdo Principal

Abertas as inscrições para eventos de estímulo à inovação tecnológica no agro

Submitted by 69337675668 on
Cooperativas, associações, empresas, universidades e startups podem se inscrever gratuitamente nas iniciativas da ação Agritech
Publicado em:
DIVULGAÇÃO/SEAPA

Se você é produtor rural e busca inovação tecnológica no campo ou representa uma empresa que oferece novas ferramentas para o agronegócio, já pode se inscrever gratuitamente para participar do Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica para o Agro e do Hub MG Agro – Ciclo de Inovação Aberta. Os dois eventos integram a Agritech, ação executada desde 2019 pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), para estimular inovação e adoção de tecnologias avançadas no agronegócio, promovendo maior produtividade, competitividade e geração de renda.

“De um lado estão produtores rurais, cooperativas, associações e empresas do agro em busca de inovação; do outro, startups, empresas, pesquisadores e a academia, responsáveis por desenvolver tecnologias, pesquisas e soluções que nem sempre chegam ao produtor rural. O papel do governo é aproximar esses dois atores”, afirma Rebeca Souza, assistente técnica da Superintendência de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa.

O Hub MG Agro – Ciclo de Inovação Aberta tem como objetivo fortalecer a cultura da inovação no agronegócio mineiro. O programa promove a conexão entre produtores rurais, pesquisadores, empresas e demais stakeholders, estimulando a cocriação de soluções tecnológicas. “Os Ciclos são estruturados a partir da identificação de desafios e demandas do setor, com foco no desenvolvimento de soluções tecnológicas acessíveis ao agronegócio”, frisa Rebeca Souza.

Empresas, associações de produtores, cooperativas, empreendedores e demais stakeholders podem inscrever seus desafios ou demandas por inovação no Ciclo de Inovação Aberta a ser trabalhado em 2026. Para se inscrever, acesse o formulário, disponível neste link.

 

Imagem
DIVULGAÇÃO SEAPA/MG

 

O Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica é realizado em diferentes regiões do estado. O evento conta com palestras de representantes, pesquisadores, empresas, startups e universidades, que apresentam aos produtores rurais novidades e soluções em inovações tecnológicas, seguida de exposição de tecnologias avançadas.  “O Circuito cria ambiente propício ao networking e à geração de novos negócios”, diz Rebeca Souza. Os temas são definidos a partir das demandas dos produtores rurais, da Emater-MG, das prefeituras, instituições e dos demais atores do ecossistema de inovação, incluindo a academia. “A partir das dores apresentadas, escolhemos os temas e estruturamos os Circuitos”, explica. Para manifestar interesse para realização do Circuito em seu município, basta acessar esse link.

Dois Circuitos estão previstos para 2026. Confira a seguir. A startups e empresas de base tecnológica interessadas em participar podem se inscrever acessando os links abaixo:

Cafeicultura Sustentável

Data: 25/03/2026 (quinta feira)

Horário: 08 às 14 horas

Local: Unifal - Unidade Santa Clara, em Alfenas (MG)

Inscrição de startups e empresas de base tecnológica pode ser feita neste link

Soluções Tecnológicas para a Agroindústria

Data: 15/04/2026 (quarta-feira)

Horário: 12 às 18 horas.

Local: IFMG Campus Bambuí, MG

Link para Inscrição: aqui

Os horários e datas podem ser atualizados. Para se manter sempre informado, acesse esse link

Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Assessoria de Comunicação Social

Jornalista responsável: Márcia Queiroz

 

Compartilhe via: