Semana de incentivo ao consumo de pescado vai até 15 de setembro

Setembro é marcado no Brasil pela Campanha Semana do Pescado que, há mais de 20 anos, mobiliza indústrias, produtores, peixarias e restaurantes, em uma ação conjunta, para estimular o consumo de peixe e frutos do mar. A ideia é valorizar a cadeia produtiva, impulsionar o setor e difundir a importância de incluir pescado na rotina alimentar. A campanha conta com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).
A mobilização começou no dia 1º e vai até de 15 de setembro, período em que os consumidores podem comprar pescados a preços mais atrativos. Durante a campanha, são realizadas ações promocionais, eventos de degustação, campanhas educativas e comunicação nas redes sociais para reforçar a importância do consumo de pescados para a saúde.
Nas edições anteriores, os participantes registraram crescimento de vendas superior a 30%, o que evidencia o potencial da iniciativa para impulsionar o consumo e fortalecer o setor. Em 2025, a expectativa é de que a Semana do Pescado alcance ainda mais pessoas.
Em Minas Gerais, A Associação de Aquicultores e Empresas Especializadas de Estado de Minas Gerais – Peixe MG está movimentando o setor para aumentar a divulgação e as ações de comercialização e consumo do pescado. Produtores, unidades de beneficiamento, distribuidores e bares e restaurantes estão divulgando a campanha e chamando a atenção dos consumidores para se beneficiarem desta época e consequentemente do consumo de pescado de qualidade.
O assessor técnico de piscicultura da Seapa-MG, Bruno Machado, destaca a relevância da iniciativa para a impulsionar a economia e mostrar à população a importância de uma dieta que inclui pratos à base de peixes no dia a dia. “ Devido ao alto valor nutritivo, com teores de vitaminas A, D, E e K, cálcio e fósforo, os peixes trazem beneficios para ossos, articulações, músculos, peles e olhos. Ajuda também a reduzir o risco de problemas cardiovasculares e de níveis de colesterol e triglicérides”, cita Machado.
Criada em 2003, a Semana do Pescado se consolidou como uma “segunda quaresma” para o setor. A escolha de setembro para a realização da campanha é estratégica. O objetivo é criar um novo pico de vendas no calendário do segmento, além das datas tradicionais como a Semana Santa e as festas de fim de ano.
Produção de peixe em Minas
Conforme dados IBGE de 2024, Minas Gerais é quarto maior produtor de peixes do Brasil. O estado fica atrás do Paraná, São Paulo e Rondônia, respectivamente, 1º, 2º e 3º maiores produtores do país. Minas produz 47.373.848,00 peixes por ano e responde por 7,23% da produção nacional. No entanto, de acordo com dados do Anuário da Peixe BR 2025 (uma associação nacional de piscicultores), Minas encontra-se em 3º lugar, atrás de São Paulo e do Paraná.
Acompanhe as ações no Semana do Pescado no Instagram: @semanadopescado
Jornalista responsável: Márcia Queiroz
Foto: Diego Vargas/Seapa