Conteúdo Principal

Laboratório do IMA recebe certificado inédito no país

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:
O Laboratório de Diagnóstico Fitossanitário em Insetos (LDFI) do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) recebeu credenciamento na ISO 17025, inédito no Brasil. A conquista, ocorrida em novembro, é um diferencial que torna o Laboratório referência nas ações de defesa sanitária vegetal em entomologia (área da zoologia que trata de insetos).




O LDFI é o primeiro laboratório de insetos do Brasil a ser credenciado. Todos os métodos adotados pelo LDFI são adequados ao escopo de serviços e fundamentados em referências bibliográficas reconhecidas para a área de entomologia. O foco do trabalho do Laboratório é a identificação de insetos e ácaros e o monitoramento de pragas que atingem as lavouras mineiras.



A qualificação faz parte da implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que garante a obtenção de resultados confiáveis, além de permitir a rastreabilidade das etapas gerenciais e técnicas relacionadas aos serviços do LDFI.



O credenciamento foi realizado conforme exigência da Instrução Normativa nº 01/2007 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que estabelece os critérios a serem atendidos pelos laboratórios. A atividade foi conduzida juntamente com a Unidade de Gestão da Qualidade (UGQ) da Gerência da Rede Laboratorial (GRL) do IMA.



Para se credenciar

 

O primeiro passo para o credenciamento é fazer solicitação formal ao MAPA, na qual são informados os dados do laboratório e as análises que são realizadas. Em seguida a equipe avaliadora faz uma análise prévia da documentação referente ao Sistema de Gestão da Qualidade do laboratório e emite o relatório de pré-auditoria. Após essa análise a avaliação acontece nas dependências do laboratório.



Os avaliadores elaboram então um relatório com as evidências constatadas no local e o submetem à Comissão Técnica, para deliberar sobre a concessão ou não. Em caso positivo, o credenciamento do laboratório é publicado através de portaria no Diário Oficial da União.



O LDFI



O Laboratório de Diagnóstico Fitossanitário em Insetos é uma das nove unidades que compõem o Laboratório de Química Agropecuária do IMA. Localizado em Contagem, em prédio anexo à administração da Ceasa Minas, o LFDI trabalha com a identificação de pragas agrícolas, catalogação de insetos, curadoria de entomoteca e mostruários. Atua, ainda, apoiando a execução de projetos de monitoramento de pragas como a Mosca das Frutas, em parceria com o MAPA.



O objetivo principal é proporcionar ao agricultor e aos técnicos, subsídios para a escolha de métodos eficazes de controle das pragas na lavoura, diminuição dos riscos de contaminação ambiental e intoxicação com agrotóxicos, além de evitar gastos desnecessários.

O interessado em utilizar os serviços prestados pelo LDFI deve consultar o site do IMA, www.ima.mg.gov.br, para obter informações detalhadas sobre coleta, envio de material e outros procedimentos.



Natália Nogueira


Compartilhe via: