IV Congresso Brasileiro de Agroecologia: inscrições de trabalhos até 1º de julho
A comissão organizadora do IV Congresso Brasileiro de Agroecologia está recebendo, até o dia 1º de julho, a inscrição de trabalhos a serem apresentados durante o evento. Os interessados deverão enviá-los para o e-mail agroecologia2006@emater.mg.gov.br em forma de Resumo Expandido, de até quatro páginas, redigidas em programa Word 6.0 ou versão mais atual, para apresentação oral ou pôster. Vale ressaltar que a inscrição no Congresso só será confirmada após o pagamento da taxa de inscrição, que deve ser feita também até 1º de julho de 2006.
Segundo a comissão organizadora do evento, todo trabalho submetido ao Congresso tem de ser original e inédito. Cada pessoa poderá inscrever até dois trabalhos como primeiro autor. O participante deverá optar por um dos quatro grupos temáticos do evento: "Sociedade e Natureza", "Desenvolvimento Rural", "Uso e conservação dos recursos naturais", e "Manejo de agroecossistemas sustentáveis". Ainda segundo a comissão, aqueles trabalhos que, na concepção dos autores, não se adequarem aos temas anteriores deverão ser assinalados como "Outros Temas". Nesse caso, os autores devem indicar uma sugestão de tema.
O IV CBA é organizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) com a participação efetiva de diversas entidades dos Governos Federal e Estadual e da sociedade civil.
O Congresso será realizado em Belo Horizonte, no período de 16 a 18 de outubro. O objetivo do evento é socializar conhecimentos que possam "contribuir no processo de construção paradigmática, para orientar estilos de agriculturas de base ecológica e estratégias de desenvolvimento sustentável, tomando como referência a sustentabilidade e a sua relação com a preservação dos recursos naturais, com o manejo de ecossistemas e a ética sócioambiental".
ABRANGÊNCIA
Para o Coordenador Estadual de Agroecologia da Emater-MG e Presidente da Comissão Organizadora do CBA, Fernando Tinoco, o evento será uma oportunidade para divulgar a agroecologia em nível nacional. "Já temos perspectivas de receber palestrantes internacionais. Isto vem confirmar a abrangência do assunto, que desponta como referência das práticas agrícolas que buscam obter boa produtividade animal e vegetal, como um dos meios para atingir o desenvolvimento sustentável e que garante a continuidade e renovação de recursos naturais", ressalta o coordenador.
Segundo Fernando Tinoco, o evento concretizará um momento único na Emater-MG. "O Congresso vem em uma hora em que a empresa está consolidando a Agroecologia no Estado. Aproveitando o lançamento do quarto kit do Inovar – um dos projetos estruturadores da Empresa – sobre Agroecologia, no final de 2005, é a hora de vermos os resultados do que já vem sendo praticado", afirmou.
Mais informações relativas ao processo de inscrição, tanto para participantes, como para quem pretende apresentar trabalhos científicos, podem ser obtidas no site http://www.emater.mg.gov.br/site_emater/cba-agroecologia2006/index.htm .