6ª Festa do Azeite Novo acontece na próxima semana em Maria da Fé

Conteúdo Principal

6ª Festa do Azeite Novo acontece na próxima semana em Maria da Fé

Submitted by 10409568660 on
Epamig é correalizadora do evento e terá participação em visita guiada, plantão técnico e debate
Publicado em:
Foto: Maria Eduarda

Berço da produção nacional de azeites de oliva extravirgem, o município de Maria da Fé promove na próxima semana a 6ª edição da Festa do Azeite Novo. O evento, que vai ocorrer entre os dias 2 e 4 de maio, oferecerá aos visitantes a possibilidade de conhecerem os olivais e os lagares nos quais acontece o processo produtivo.

Responsável pela extração pioneira e pelo desenvolvimento de diversas tecnologias para o setor, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) é correalizadora do evento e terá participações em diferentes momentos da programação.

No sábado, dia 3 de maio, às 10h, acontecerá uma visita guiada ao Campo Experimental da Empresa em Maria da Fé. “Na oportunidade, os pesquisadores vão apresentar um histórico da olivicultura, os trabalhos que são desenvolvidos, a agroindústria de extração do azeite e os pomares experimentais de oliveiras”, informa o pesquisador Pedro Moura.   

A programação contemplará também visitas guiadas, entre os dias 1 e 4 de maio, a outras propriedades de oliveira do município: Fazenda Santa Helena (produtora do Azeite Monasto); Casa Grappolo (Azeite Fio de Ouro); Olivais de Quelemém (Azeite Zet); e Fazenda Maria da Fé. As informações sobre horários e agendamentos estão disponíveis no Instagram @festadoazeitenovo.

Ainda no sábado (3), a equipe da Epamigdisponibilizará um Plantão Técnico, na área da Festa, para esclarecer dúvidas sobre olivicultura e azeites, de 15h às 19h. E participará da Roda de Conversa: “O futuro da olivicultura no Sudeste”, promovida pela Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), às 18h.

Cozinha Show

A gastronomia vai ocupar um espaço de destaque na programação. Em parceria com o Sebrae, serão realizadas harmonizações entre azeites locais e pratos das culinárias mineira, ibérica e italiana. A “Cozinha Show” acontecerá em quatro momentos distintos, no Centro Cultural, com vagas limitadas.

Na sexta-feira, 2 de maio, às 15h, o tema será Confeitaria, com o preparo de um bolo de azeite com mousse de chocolate. No dia 3, sábado, serão duas edições: Gastronomia Ibérica, às 14h, e Gastronomia Mineira, às 16h. Encerrando a programação, a Gastronomia Italiana será o assunto, no domingo, às 14h.

A Festa do Azeite Novo contará também com shows, exposições e atividades culturais. 

6 ª Festa do Azeite Novo (@festadoazeitenovo)

Data: 2 a 4 de maio de 2025

Visitas às fazendas produtoras: 1 a 4 de maio

Programação Epamig- 3 de maio

10 h - Visita técnica à Epamig(Campo Experimental de Maria da Fé).

15h às 19h - Plantão técnico – área da festa

18h às 19h - mesa redonda organizada pela Assoolive

 

 

Assessoria de Comunicação Epamig 
Jornalista Responsável: Mariana Vilela Penaforte de Assis
Foto: Maria Eduarda

 

 

Tags

Compartilhe via: