Submeter projetos para captação de recursos junto ao fhidro, com edital na modalidade não reembolsável

Atualizado em 04/10/2019 às 07:49

O Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais – Fhidro tem por objetivo dar suporte financeiro a programas, projetos e ações que promovam a racionalização do uso e a melhoria dos recursos hídricos, quanto aos aspectos qualitativos e quantitativos, inclusive os ligados à prevenção de inundações e o controle da erosão do solo, em consonância com as Leis Federais 6.938/1981 e 9.433/1997, e com a Lei Estadual 13.199/1999.

Pessoas jurídicas de direito público, estaduais ou municipais; concessionárias de serviços públicos municipais que tenham por objetivo atuar nas áreas de saneamento e meio ambiente; consórcios intermunicipais regularmente constituídos que tenham por objetivo atuar nas áreas de saneamento e meio ambiente; agências de bacias hidrográficas ou entidades a elas equiparadas; consórcios e associações intermunicipais de bacias hidrográficas; associações de usuários de recursos hídricos; organizações técnicas de ensino e pesquisa e organizações não governamentais.

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - Igam

Cadastrar projetos mediante prazo previsto em edital

O proponente deverá cadastrar seu projeto no Sistema de Cadastramento de Projetos do Fhidro de acordo com o prazo previsto em edital aberto e publicado no site do Fhidro.

Conforme a linha de ação do projeto e de acordo com o órgão ou entidade a pleitear o recurso. Em geral, a documentação atesta a situação ambiental da localidade a sofrer intervenção das ações propostas, a regularidade do órgão ou entidade proponente, bem como sua situação tributária. A relação de documentos a ser apresentada pelo proponente estará disponibilizada no edital.

Sem custo.

Receber, adequar e reenviar os projetos analisados

O proponente receberá, por meio do sistema, o primeiro parecer técnico e orçamentário contendo as orientações dos analistas quanto às adequação/correções necessárias.

O proponente terá 30 dias para realizar as adequações solicitadas pelos analistas.

Caso necessário, tanto por parte da Sefhidro como por parte do proponente, será feito o agendamento de reuniões presenciais a fim de sanar as dúvidas existentes.

A documentação será conferida e validada de acordo com aquela solicitada no edital, bem como as complementares solicitadas pelos analistas, levando em consideração a linha de ação do projeto cadastrado

Sem custo.

Receber resultado final da análise do projeto

O proponente receberá uma notificação do sistema do Fhidro, no e-mail cadastrado, informando da aprovação ou não do projeto apresentado logo após a análise das adequações solicitadas pelos analistas.

Não há solicitação de documentos nesta etapa.

Sem custo.

Receber orientações para assinatura de convênio visando o repasse de recursos para a execução das ações dos projetos aprovados

Após o proponente ser comunicado sobre a aprovação do seu projeto, ele receberá as devidas orientações para a celebração do convênio e posterior repasse dos recursos que irão custear as ações do projeto, conforme cronograma orçamentário analisado e aprovado. As orientações serão encaminhadas, por e-mail ou telefone, com agendamento de encontro presencial.

Havendo necessidade, a documentação será atualizada e novas documentações, pertinentes a esta fase da análise do projeto, serão solicitadas por e-mail ao proponente ou via SEI.

duvidasfhidro.igam@meioambiente.mg.gov.br

Em média 1 ano para análise e assinatura de convênio.

Linhas de ação para apresentação de projetos: Recuperação de nascentes, áreas de recarga hídrica, áreas degradadas e revegetação (incluindo produção de mudas) de matas ciliares, topos de morro e demais APPs e proteção de Ecossistemas Aquáticos; convivência com a seca e mitigação da escassez hídrica; prevenção e mitigação de cheias e saneamento básico.

Dúvidas frequentes

Não foram encontradas unidades no município buscado.