Doar sangue

Conteúdo Principal

O que é?

Processo pelo qual o cidadão doa o seu sangue para fins terapêuticos de pacientes em tratamento na própria Fundação e/ou de instituições de saúde públicas e/ou privadas.

Etapas, custos e documentos

1
Agendar a doação de sangue

Nesta etapa o candidato à doação de sangue realiza seu agendamento informando: o municipio de residência; unidade de referência, conforme a disponibilização de dia e horário de cada unidade da Hemominas; nome completo; email; CPF; RG; data de nascimento; estado; telefones de contato. 

Observação: Para menores de 18 anos - Preencha o Formulário que autoriza o menor de 18 anos a doar sangue na Hemominas no final da página (arquivos)

 

Documentos
Documento de identificação com foto
Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
Valor

Gratuito

Canais de prestação
2
Comparecer à sala de conscientização da unidade

Candidatos à doação que comparecem à HEMOMINAS pela primeira vez e aqueles que não doam há mais de dois anos, antes de realizar o cadastro para a doação de sangue.

Documentos
Documento de identificação com foto
Valor

não se aplica

Canais de prestação
Presencial

Presencial

3
Receber orientações necessárias

O doador deverá dirigir-se à sala de conscientização para receber informações sobre o processo de doação, requisitos, importância do ato de doar e da veracidade de suas respostas e responsabilidade legal sobre as mesmas, cujos passos estão descritos no campo “Outras Informações", ao final da página.

Documentos
Documento de identificação com foto
Valor

Não se aplica

Canais de prestação
Presencial

Presencial

4
Comparecer ao setor de cadastro da unidade

Nesta etapa, o funcionário da Hemominas preenche  no sistema uma ficha com os dados de identificação do candidato a doação, que deve informar seus dados pessoais, CPF,  telefone, endereço, e-mail, CEP, profissão, naturalidade, nacionalidade, entre outros.

Documentos
Documento de identificação com foto
Valor

Não se aplica

Canais de prestação
Presencial

Presencial

Quanto tempo leva?

Aproximadamente uma hora e trinta minutos.

Quem pode utilizar este serviço?

Pessoas entre 16 e 69 anos em boas condições gerais de saúde, que pesam acima de 50 kg. Essas pessoas devem ainda possuir  estilo de vida saudável e não se expor a situações com risco acrescido para aquisição de doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis. Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.

Arquivos

Legislação

Portaria de Consolidação do Ministério da Saúde nº 5, de 28 de setembro de 2017 - Anexo IV - Do Sangue, Componentes e Derivados. 

Dúvidas frequentes

Dúvidas mais frequentes sobre o assunto: algumas situações, pela sua natureza mais delicada, somente podem ser discutidas com o profissional responsável pela triagem do candidato à doação. O candidato é entrevistado por um profissional de saúde, que faz algumas perguntas de caráter pessoal e íntimo. As informações prestadas são mantidas em rigoroso sigilo. A Hemominas não discrimina ninguém, mas existem doenças que podem ser transmitidas pelo sangue e que, às vezes, não podem ser detactadas com a realização dos exames laboratoriais de triagem do sangue, já que existe um período no qual as infecções nem sempre são detectadas nos exames. 

Outras informações

A Fundação Hemominas adota como critérios básicos para avaliar quem se encontra ou não apto a doar sangue aqueles estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgãos responsáveis pela legislação nacional de hemoterapia. Além desses, a Hemominas observa outros critérios, fundamentados em literatura nacional e internacional, visando à proteção e segurança de doadores e receptores.

OBSERVAÇÃO: Todas as Condições e restrições para a doação de sangue se encontram detalhadas no sítio da Fundação Hemominas.

PASSOS DA DOAÇÃO

  • Realizar triagem clínica

Após o cadastramento, o candidato à doação de sangue passa pela triagem clínica.  Abrange a entrevista confidencia, cujo  objetivo é a segurança do doador e do receptor e a realização do exame físico e aferição dos dados vitais (pressão arterial, pulso, temperatura). É de extrema importância que o doador seja sincero em suas respostas. É o processo mais importante na manutenção da qualidade transfusional, pois ao analisar as respostas e comportamento pregresso do doador pode-se avaliar se há risco em realizar a coleta, tanto para o doador quanto para o receptor.

DOCUMENTAÇÃO

Documento apresentado no cadastro

VALOR

Não se aplica

CANAIS DE PRESTAÇÃO

Presencial

  • Realizar triagem hematológica

Esse exame avalia se o candidato à doação possui nível de hemoglobina dentro dos parâmetros adequados. Nessa etapa, observa-se o peso e se determina a concentração de hemoglobina em amostra de sangue obtida através de punção digital para verificar ocorrência ou não de anemia. Caso esteja abaixo ou acima dos valores normais, o candidato é orientado a procurar o serviço de saúde. Pessoas com anemia não podem doar.

DOCUMENTAÇÃO

Documento apresentado no cadastro

CANAIS DE PRESTAÇÃO

Presencial

  • Fazer pré-lanche

O candidato à doação recebe um lanche e um suco antes da coleta do sangue.

CANAIS DE PRESTAÇÃO

Presencial

  • Realizar a coleta de sangue

O sangue é coletado utilizando-se material totalmente descartável, estéril e de uso único. O procedimento é realizado por profissionais altamente capacitados e com segurança. A doação dura cerca de 10 minutos. Serão coletados em torno de 450 ml de sangue e amostras para realização de exames laboratoriais obrigatórios

DOCUMENTAÇÃO

Documento apresentado no cadastro.

VALOR

Não se aplica

CANAIS DE PRESTAÇÃO

Presencial

  • Receber orientações dos cuidados pós-doação

Nessa etapa, o doador recebe orientações verbais e por escrito com os cuidados que deverá ter em até 24 horas após a doação, e também orientações para informar à Hemominas alterações que ocorram nos próximos 14 dias, como febre ou sinais de infecção.

CANAIS DE PRESTAÇÃO

Presencial

  • Fazer lanche pós-doação

Após a doação, o doador será encaminhado para um lanche para auxiliar na sua hidratação e repor o volume doado.

VALOR

Gratuito.

CANAIS DE PRESTAÇÃO

Presencial

  • Preencher pesquisa de satisfação

Ao término do lanche, o doador responde à pesquisa de satisfação sobre os serviços prestados, relacionados ao processo de doação de sangue.

CANAIS DE PRESTAÇÃO

Presencial

  • Retirar resultados de exames

Etapa em que o resultado da doação é entregue ao doador. Este resultado somente pode ser retirado pelo próprio doador na unidade da Hemominas onde doou, após 30 dias da data da doação.

Obs.: Caso seja necessário repetir algum dos exames de triagem do sangue, o doador receberá uma carta convidando -o a comparecer à unidade onde fez a doação para coleta de nova amostra. Não deixe de comparecer, caso receba.

DOCUMENTAÇÃO

Documento de identificação oficial.

CANAIS DE PRESTAÇÃO

Presencial

 

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: