Você está aqui:

Doar sangue

Atualizado em 19/02/2020 às 10:29

O que é

Processo pelo qual o cidadão doa o seu sangue para fins terapêuticos de pacientes em tratamento na própria Fundação e/ou de instituições de saúde públicas e/ou privadas. 

Quem pode utilizar este serviço?

Pessoas entre 16 e 69 anos em boas condições gerais de saúde, que pesam acima de 50 kg. Essas pessoas devem ainda possuir  estilo de vida saudável e não se expor a situações com risco acrescido para aquisição de doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis. Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.

Órgão responsável

Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais - Hemominas

Etapas para realização deste serviço

1
Agendar a doação de sangue

Nesta etapa o candidato à doação de sangue realiza seu agendamento informando: o municipio de residência; unidade de referência, conforme a disponibilização de dia e horário de cada unidade da Hemominas; nome completo; email; CPF; RG; Data de nascimento; Estado e; Telefones de Contato. 

Documentação

CPF, Documento de idenfiticação oficial com foto

Valor

Gratuito

Canais de Prestação

Telefone

155
2
Comparecer à sala de conscientização da unidade

Aqueles candidatos à doação que comparecem a HEMOMINAS pela 1ª vez, e aqueles que não doam há mais de 2 anos, antes de realizar o cadastro para a doação de sange,  comparecer à sala de conscientização para receber informações sobre o processo de doação, requisitos, importância do ato de doar e da veracidade de suas respostas e responsabilidade legal sobre as mesmas.

Documentação

Documentação de identificação oficial com foto

Valor

não se aplica

Canais de Prestação

Presencial

Presencial

3
Comparecer ao setor de cadastro da unidade

Nesta etapa, o funcionário da Hemominas preenche  no sistema uma ficha com os dados de identificação do candidato a doação. O candidato à doação informa seus dados pessoais, CPF,  telefone, endereço, e-mail, CEP, profissão, naturalidade, nacionalidade, entre outros. 

Documentação

Documento de identificação oficial com foto

Valor

Não se aplica

Canais de Prestação

Presencial

Presencial

4
Realizar triagem clínica

Após o cadastramento, o candidato à doação de sangue Abrange a entrevista confidencial que tem como objetivo a segurança do doador e do receptor e a realização do exame físico e  aferição dos dados vitais (pressão arterial, pulso, temperatura). É de extrema importância que o doador seja sincero em suas respostas. É o processo mais importante na manutenção da qualidade transfusional, pois ao analisar as respostas  e comportamento pregresso do doador pode-se avaliar se há risco em realizar a coleta, tanto para o doador quanto para o receptor.

Documentação

Documento apresentado no cadastro

Valor

não se aplica

Canais de Prestação

Presencial

Presencial

5
Realizar triagem hematológica

Esse exame verifica se o candidato à doação possui nível de hemoglobina dentro dos parâmetros adequados. Nesta etapa verifica-se o peso e determina a concentração de hemoglobina em amostra de sangue obtida através de punção digital, para verificar ocorrência ou não de anemia. Caso esteja abaixo ou acima dos valores normais, o candidato é orientado a procurar o serviço de saúde. Pessoas com anemia não podem doar.

Documentação

Documento apresentado no cadastro

Canais de Prestação

Presencial

Presencial

6
Fazer pré-lanche

O candidato à doação recebe um lanche e um suco antes da coleta do sangue.

Valor

Gratuito

Canais de Prestação

Presencial

Presencial

7
Realizar a coleta de sangue

O sangue é coletado utilizando-se material totalmente descartável, estéril e de uso único. O procedimento é realizado por profissionais altamente capacitados e com segurança. A doação dura cerca de 10 minutos. Serão coletados em torno de 450 ml de sangue e amostras para realização de exames laboratoriais obrigatórios

Documentação

Documento apresentado no cadastro.

Valor

não se aplica

Canais de Prestação

Presencial

Presencial.

8
Receber orientações dos cuidados pós doação

Nesta etapa o doador recebe orientações verbais e por escrito com os cuidados que deverá ter em até 24 horas após a doação e orientações para comunicar a Hemominas de alterações que ocorram nos próximos 14 dias, como febre ou sinais de infecção.

Canais de Prestação

Presencial

Presencial.

9
Fazer lanche pós doação

Após a doação, o doador será encaminhado para um lanche para auxiliar na sua hidratação e repor o volume doado.

Valor

Gratuito.

Canais de Prestação

Presencial

Presencial.

10
Preencher pesquisa de satisfação

Ao termino do lanche, o doador responde à pesquisa de satisfação aos serviços prestados relacionados ao processo de doação de sangue.

Canais de Prestação

Presencial

Presencial.

11
Retirar resultado de exames

Etapa em que o resultado da doação é entregue ao doador. Este resultado somente pode ser retirado pelo próprio doador em qualquer unidade da Hemominas onde doou, após 30 dias da data da doação.
Obs.: Caso seja necessário repetir algum dos exames de triagem do sangue, o doador receberá uma carta convidando para comparecer à unidade em que doou o sangue para coleta de nova amostra. Não deixe de comparecer, caso receba.

Documentação

Documento de identificação oficial.

Canais de Prestação

Presencial

Presencial.

Quanto tempo leva?

Aproximadamente uma hora e trinta minutos.

Legislação

Portaria de Consolidação do Ministério da Saúde nº 5, de 28 de setembro de 2017 - Anexo IV - Do Sangue, Componentes e Derivados. 

Outras informações

A Fundação Hemominas adota como critérios básicos para avaliar quem se encontra ou não apto a doar sangue aqueles estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgãos responsáveis pela legislação nacional de hemoterapia. Além desses, a Hemominas observa outros critérios, fundamentados em literatura nacional e internacional, visando à proteção e segurança de doadores e receptores.
OBSERVAÇÃO: Todas as Condições e restrições para a doação de sangue se encontram detalhadas no sitio da Fundação Hemominas

Dúvidas frequentes

Dúvidas mais frequentes sobre o assunto. Algumas situações, pela sua natureza mais delicada, somente podem ser discutidas com o profissional responsável pela triagem do candidato à doação. O candidato é entrevistado por um profissional de saúde, que faz algumas perguntas de caráter pessoal e íntimo. As informações prestadas são mantidas em rigoroso sigilo. A Hemominas não discrimina ninguém, mas existem doenças que podem ser transmitidas pelo sangue e que, às vezes, não podem ser detactadas com a realização dos exames laboratoriais de triagem do sangue, já que existe um período no qual as infecções nem sempre são detectadas nos exames.