O que é?
Processo pelo qual o(a) cidadão(ã) doa o seu sangue para fins terapêuticos de pacientes em tratamento na própria Fundação e/ou de instituições de saúde públicas e/ou privadas.
Etapas, custos e documentos
Nesta etapa o(a) candidato(a) à doação de sangue realiza seu agendamento informando: o municipio de residência; unidade de referência, conforme a disponibilização de dia e horário de cada unidade da Hemominas; nome completo; email; CPF; RG; data de nascimento; estado; telefones de contato.
Observação: Para menores de 18 anos - Preencha o Formulário que autoriza o menor de 18 anos a doar sangue na Hemominas no final da página (arquivos)
Candidatos(as) à doação que comparecem à HEMOMINAS pela primeira vez e aqueles que não doam há mais de dois anos, antes de realizar o cadastro para a doação de sangue.
O(A) doador(a) deverá dirigir-se à sala de conscientização para receber informações sobre o processo de doação, requisitos, importância do ato de doar e da veracidade de suas respostas e responsabilidade legal sobre as mesmas, cujos passos estão descritos no campo “Outras Informações", ao final da página.
Nesta etapa, o(a) funcionário(a) da Hemominas preenche no sistema uma ficha com os dados de identificação do(a) candidato(a) a doação, que deve informar seus dados pessoais, CPF, telefone, endereço, e-mail, CEP, profissão, naturalidade, nacionalidade, dentre outros.
Quanto tempo leva?
Aproximadamente uma hora e trinta minutos.
Quem pode utilizar este serviço?
Pessoas entre 16 e 69 anos em boas condições gerais de saúde, que pesam acima de 50 kg.
Essas pessoas devem ainda possuir estilo de vida saudável e não se expor a situações com risco acrescido para aquisição de doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis. Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.
Arquivos
Anexo | Tamanho |
---|---|
Autorização para menor de 18 anos doar sangue na Hemominas | 139.18 KB |
Legislação
Portaria de Consolidação do Ministério da Saúde nº 5, de 28 de setembro de 2017 - Anexo IV - Do Sangue, Componentes e Derivados.
Dúvidas frequentes
Dúvidas mais frequentes sobre o assunto: algumas situações, pela sua natureza mais delicada, somente podem ser discutidas com o(a) profissional responsável pela triagem do(a) candidato(a) à doação.
O(A) candidato(a) é entrevistado(a) por um profissional de saúde, que faz algumas perguntas de caráter pessoal e íntimo.
As informações prestadas são mantidas em rigoroso sigilo.
A Hemominas não discrimina ninguém, mas existem doenças que podem ser transmitidas pelo sangue e que, às vezes, não podem ser detactadas com a realização dos exames laboratoriais de triagem do sangue, já que existe um período no qual as infecções nem sempre são detectadas nos exames.
Outras informações
A Fundação Hemominas adota como critérios básicos para avaliar quem se encontra ou não apto a doar sangue aqueles estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgãos responsáveis pela legislação nacional de hemoterapia.
Além desses, a Hemominas observa outros critérios, fundamentados em literatura nacional e internacional, visando à proteção e segurança de doadores e receptores.
OBSERVAÇÃO: Todas as Condições e restrições para a doação de sangue se encontram detalhadas no sítio da Fundação Hemominas.
PASSOS DA DOAÇÃO
-
Realizar triagem clínica
Após o cadastramento, o candidato à doação de sangue passa pela triagem clínica. Abrange a entrevista confidencia, cujo objetivo é a segurança do doador e do receptor e a realização do exame físico e aferição dos dados vitais (pressão arterial, pulso, temperatura). É de extrema importância que o doador seja sincero em suas respostas. É o processo mais importante na manutenção da qualidade transfusional, pois ao analisar as respostas e comportamento pregresso do doador pode-se avaliar se há risco em realizar a coleta, tanto para o doador quanto para o receptor.
-
Realizar triagem hematológica
Esse exame avalia se o candidato à doação possui nível de hemoglobina dentro dos parâmetros adequados. Nessa etapa, observa-se o peso e se determina a concentração de hemoglobina em amostra de sangue obtida através de punção digital para verificar ocorrência ou não de anemia. Caso esteja abaixo ou acima dos valores normais, o candidato é orientado a procurar o serviço de saúde. Pessoas com anemia não podem doar.
-
Fazer pré-lanche
O candidato à doação recebe um lanche e um suco antes da coleta do sangue.
-
Realizar a coleta de sangue
O sangue é coletado utilizando-se material totalmente descartável, estéril e de uso único. O procedimento é realizado por profissionais altamente capacitados e com segurança. A doação dura cerca de 10 minutos. Serão coletados em torno de 450 ml de sangue e amostras para realização de exames laboratoriais obrigatórios
-
Receber orientações dos cuidados pós-doação
Nessa etapa, o doador recebe orientações verbais e por escrito com os cuidados que deverá ter em até 24 horas após a doação, e também orientações para informar à Hemominas alterações que ocorram nos próximos 14 dias, como febre ou sinais de infecção.
-
Fazer lanche pós-doação
Após a doação, o doador será encaminhado para um lanche para auxiliar na sua hidratação e repor o volume doado.
-
Preencher pesquisa de satisfação
Ao término do lanche, o doador responde à pesquisa de satisfação sobre os serviços prestados, relacionados ao processo de doação de sangue.
-
Retirar resultados de exames
Etapa em que o resultado da doação é entregue ao doador. Este resultado somente pode ser retirado pelo próprio doador na unidade da Hemominas onde doou, após 30 dias da data da doação.
Obs.: Caso seja necessário repetir algum dos exames de triagem do sangue, o doador receberá uma carta convidando -o a comparecer à unidade onde fez a doação para coleta de nova amostra. Não deixe de comparecer, caso receba.
Unidades onde o serviço é prestado
Município | Unidade |
---|---|
Belo Horizonte | Hemocentro de Belo Horizonte |
Governador Valadares | Hemocentro Regional de Governador Valadares |
Juiz de Fora | Hemocentro Regional de Juiz de Fora |
Montes Claros | Hemocentro Regional de Montes Claros |
Pouso Alegre | Hemocentro Regional de Pouso Alegre |