Cadastrar-se como candidato à doação de medula óssea

Conteúdo Principal

O que é?

Cadastramento de interessados em fazer parte do banco de potenciais doadores de medula óssea. Os candidatos são registrados em uma base nacional no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) que reúne as informações (nome, endereço, telefone, e-mail, número identidade, CPF e dados pessoais)  de pessoas que se voluntariam a doar medula óssea para pacientes que precisam do transplante.

Etapas, custos e documentos

1
Comparecer à Hemominas para fazer o cadastramento

A Hemominas faz apenas o cadastramento de candidatos à doação de medula óssea. O atendimento é por ordem de chegada e demanda pouco tempo. Os doadores devem se informar no site da Fundação Hemominas ou diretamente no setor de captação das unidades e serão atendidos nos horários definidos por cada uma delas. 

 

Documentos
Documento de identificação com foto
Documento oficial
Valor

Não se aplica.

Canais de prestação
Presencial

Presencial

2
Informar dados para preenchimento do formulário on-line no REDOME

O cadastro é feito on-line no sistema REDOME, por um servidor da Hemominas com acesso permitido ao sistema. Após o cadastramento, o candidato assinará um termo de consentimento.

Documentos
Documento de identificação com foto
Documento de identificação oficial com foto
Valor

Não se aplica.

3
Coletar amostra do sangue

Nesta etapa coleta-se uma amostra de sangue com 5ml para fazer o exame HLA (Antígenos Leucocitários Humanos) que irá determinar as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. O tipo de HLA será cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (*Redome), vinculado ao Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Documentos
Documentação apresentada para o cadastro
Valor

Não se aplica.

Canais de prestação
Presencial

Presencial

Quanto tempo leva?

30 minutos em média.

Quem pode utilizar este serviço?

Candidatos a doação de medula óssea com idade entre 18 e 35 anos, com boa saúde e sem apresentar doenças como as infecciosas ou as hematológicas.

Legislação

Dúvidas frequentes

O doador será acionado de acordo com a compatibilidade da sua medula óssea e será instruído a comparecer a uma unidade hospitalar. A doação pode ser realizada através de um pequeno procedimento cirúrgico, de aproximadamente 90 minutos, sob anestesia peridural ou geral. Há também uma outra forma de doação, realizada através de um método denominado aférese, onde as células são coletadas por via periférica, semelhante a uma doação de sangue. O doador doa no máximo 10% de sua medula, que se recompõe em 15 dias.

Como sei se sou compatível?
A chance de encontrar um doador compatível entre irmãos, filhos de mesmo pai e mesma mãe, é estimada em 25% a 30%, O doador será acionado de acordo com a compatibilidade da sua medula óssea e será instruído a comparecer a uma unidade hospitalar. A doação pode ser realizada através de um pequeno procedimento cirúrgico, de aproximadamente 90 minutos, sob anestesia peridural ou geral. Há também uma outra forma de doação, realizada através de um método denominado aférese, onde as células são coletadas por via periférica, semelhante a uma doação de sangue. O doador doa no máximo 10% de sua medula, que se recompõe em 15 dias.

Como é feita a coleta?
Há duas formas básicas para coleta da medula de um doador:
punções no osso da bacia, por meio de agulhas especiais, sob efeito de anestesia. Os doadores passam por um pequeno procedimento cirúrgico, de aproximadamente 90 minutos.
aférese, procedimento de coleta por via periférica, que se assemelha a uma doação de sangue. Não requer internação nem anestesia. A escolha sobre o tipo de coleta não é uma decisão do doador ou do paciente, mas sim uma indicação médica, de acordo com o tipo de patologia ou diagnóstico do paciente.

Como é realizado o transplante?
O paciente, depois de se submeter a um tratamento que destruirá a sua própria medula, receberá as células da medula óssea sadia de um doador.  As células infundidas no paciente também podem ser da sua própria medula, retiradas antes do tratamento e congeladas para uso posterior (no caso do transplante autólogo), ou de sangue de cordão umbilical (em caso de doação aparentada ou utilização de uma unidade de células dos Bancos Públicos de Sangue de Cordão).
Durante o período em que estas células ainda não são capazes de produzir glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas em quantidade suficiente para manter as taxas dentro da normalidade, o paciente fica mais exposto a episódios infecciosos e hemorragias. Por isso, permanece internado no hospital, em regime de isolamento.

Outras informações

Assim como todos os hemocentros públicos brasileiros, a Fundação Hemominas atua na orientação junto aos candidatos sobre os procedimentos para a doação de medula e na coleta das amostras, encaminhando-as aos laboratórios aptos a realizarem esses exames de alta especificidade técnica, cadastrados no Ministério da Saúde. A partir desse momento, os hemocentros não têm mais participação ativa, não recebem os resultados dos exames de Histocompatibilidade (HLA) para determinação do “perfil genético” e não têm acesso ao Cadastro Nacional de Doadores de Medula (Redome). Constantemente, há um cruzamento de dados entre o resultado de HLA do doador cadastrado no Redome e o do paciente, informação que fica armazenada no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme). Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é convocado para exames complementares e para realizar a doação propriamente dita. O candidato não receberá o resultado do HLA, pois este tipo tipo de teste somente é importante para verificar a compatibilidade do transplante.

Importante: atualizar os dados é essencial para localização do doador.

A atualização de dados do candidato à doação de medula óssea no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) somente é feita no site do INCA, órgão responsável pelo cadastro nacional, mesmo que a entrada tenha sido pela Hemominas. O formulário para atualização dos dados está disponível em http://www1.inca.gov.br/doador/.  O voluntário pode ser chamado para efetuar a doação com até 60 anos de idade.

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: