Você está aqui:

Obter atendimento para pacientes adultos com doenças neuromusculares

Atualizado em 08/11/2018 às 14:49

O que é

Atender vítimas de doenças genéticas, que acometem vários órgãos e, geralmente, tem caráter progressivo. São doenças que necessitam de atendimento especializado e complexo, e cujo tratamento é muito oneroso.

O paciente que sofre de uma doença neuromuscular apresenta fraqueza muscular generalizada e tem graves problemas respiratórios. O paciente perde a capacidade de andar, tem fraqueza nos braços, e também nos músculos relacionados à deglutição (dificuldade para engolir) e à respiração (dificuldade de manter uma respiração e uma tosse eficazes). O tratamento das doenças complexas é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e requer atendimento de uma equipe de profissionais de saúde, tais como: pneumologista, gastroenterologista, neurologista, cardiologista, ortopedista, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, enfermeiro e assistente social.

Quem pode utilizar este serviço?

Todo cidadão.

Órgão responsável

Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - Fhemig

Etapas para realização deste serviço

1
Dirigir-se à unidade assistencial prestadora do serviço.

Para atendimento na unidade relacionada abaixo, os pacientes precisam do encaminhamento de um médico que já tenha detectado a doença. Com o pedido médico em mãos, é só agendar uma consulta na unidade de atendimento, onde o paciente será avaliado por uma equipe multidisciplinar, que informará todos os procedimentos necessários.

Documentação

Documento de identidade com foto (Carteira de identidade, carteira profissional, carteira de motorista ou passaporte)

Canais de Prestação

Presencial

Conslutar unidades abaixo

Unidades onde o serviço é prestado