Superagro Minas 2011, encerrada no domingo (5), registrou faturamento de R$ 5,8 milhões nos leilões

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Superagro Minas 2011, encerrada no domingo (5), registrou faturamento de R$ 5,8 milhões nos leilões

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Superagro Minas 2011, encerrada no domingo (5), registrou faturamento de R$ 5,8 milhões nos leilões
A Superagro Minas 2011 encerrou sua sétima edição no domingo (5), com faturamento de R$ 5,8 milhões nos 11 leilões realizados dentro da programação da 51ª. Exposição Estadual Agropecuária. Foram vendidos 379 lotes de animais de diversas raças entre bovinos e equídeos.

O ranking do faturamento dos leilões começa com o Guzerá VilleFort e Convidados (R$ 900 mil) e 7º Leilão JHR Campolina (R$ 900 mil), ambos em primeiro lugar, seguidos pelo Gir Villefort e Convidados (R$ 782 mil); Edição Especial de Elite Gado Holandês (R$ 720 mil); Super Marchador (R$ 717 mil); Genética do Futuro - leilão virtual para a venda de embriões da raça holandesa (R$ 612 mil) ; 10º Leilão dos Associados ABCJPêga (R$ 397 mil) ; Gir das Minas Gerais (R$ 307 mil); 4º Leilão Super Brahman (R$ 198 mil); Mountains Arabian 2011 - cavalo árabe ( R$ 150 mil) e 9º Leilão Pônei Show (R$ 130 mil).


Diversidade - Durante 10 dias o público pode conferir a diversidade do agronegócio mineiro, com empresas expositoras de implementos agrícolas a produtos para nutrição e saúde animal; novidades do mercado para o segmento de pequenos animais e produtos da agricultura familiar, entre outros. E ainda, pode conhecer mais sobre a produção de café e leite no Estado por meio de um circuito com telas interativas e , ao final, degustar cafés de diferentes regiões e diversos tipos de queijos. Atração especial foi o queijo provolone que chamou a atenção pelo seu tamanho e peso, com dois metros de altura e mais de 300 quilos. Na Exposição Estadual Agropecuária, animais de diversas raças entre bovinos de corte e leite e equídeos.


Abrangência nacional - Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, os resultados ficaram dentro das expectativas, ainda que o número de leilões do evento tenha sido reduzido. “Ficamos muito satisfeitos com os resultados da Superagro neste ano, que foi uma das mais diversificadas desde a primeira edição do evento, em 2005. Recebemos a visita de representantes de vários estados, o que mostra que o encontro do agronegócio mineiro tem, cada vez mais, uma abrangência nacional”, considerou.


Outro ponto destacado pelo secretário foi o Ciclo de Aulas Técnicas - organizado em parceria com a UFMG, PUC Betim e Fead -, que recebeu cerca de 1,2 mil estudantes de áreas afins ao agronegócio, cenário que, segundo ele, foi um momento de grande importância tanto para os palestrantes – profissionais de empresas do agronegócio -, como para os alunos.


Evento múltiplo - Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, a Superagro Minas 2011 seguiu os passos da edição anterior, com os leilões se mantendo dentro do previsto. O dirigente ressaltou que o evento foi bem sucedido, além de ser um importante encontro para toda a cadeia do agronegócio não apenas de Minas Gerais. “Em 2011 mostramos que a Superagro é um evento múltiplo de extrema importância para Minas e para os outros estados participantes”, avaliou.
Segundo o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto, esta edição da Superagro pode ser considerada um sucesso. “Os leilões realizados durante o evento estão dentro das expectativas e os participantes comemoram a realização de bons negócios”, salientou. Ainda segundo Rodrigues Neto, a feira deste ano atendeu perfeitamente às expectativas, que é trazer uma maior visibilidade para o agronegócio mineiro, afirmou.


Outro assunto destacado pelo diretor-geral foi o Encontro Nacional de Educação Sanitária (Enesco), com participantes de várias regiões do país, nas discussões sobre como ampliar as ações de educação sanitária para um número cada vez maior de municípios brasileiros. “O encontro foi muito proveitoso, e pretendemos que esse processo seja implementado em todo o país, melhorando assim cada vez mais a defesa sanitária brasileira”, disse.


Carta de BH - O 16º. Encontro Nacional de Educação Sanitária e Comunicação (Enesco) trouxe a Belo Horizonte cerca de 600 participantes de diversas regiões do país. Ao final do evento foram definidas as moções da Carta de Belo Horizonte. Entre as principais estão a solicitação ao Ministério da Educação (MEC) da inclusão do curso de Educação Sanitária nos currículos das escolas técnicas, rurais e universidades para a formação dos profissionais do agronegócio, além da capacitação de servidores e suporte à infraestrutura e equipamentos. “Além disso, foi sugerida a obrigatoriedade da matéria educação sanitária no currículo do ensino fundamental, além do envolvimento dos órgãos de saúde e educação nas ações de educação sanitária”, destacou Ailton Santos Silva, presidente do Colégio Nacional de Educação Sanitária (Conesco), entidade que promoveu o Enconto. Ele chamou a atenção também para a criação de equipes multidisciplinares responsáveis por abordagens diretas no campo, bem como em todas as ações agropecuárias.


Expositores - Para os expositores, a feira cumpriu seus objetivos. Adriano Rocha, consultor de Vendas da Treviso, revendedora John Deere, disse que “a feira foi muito boa. Vendemos 10 tratores com preço médio de R$ 85 mil. O trator de modelo 5078 E foi o mais comercializado. Os produtores rurais foram os principais compradores. O movimento foi muito grande e tivemos que montar uma equipe de cinco consultores, trabalhando durante todo o período da Superagro, um evento muito importante para a empresa”, disse.


Para Alessandro Pelegrini, supervisor de vendas da Companhia Nacional de Nutrição Animal (Connan), a Superagro “ é muito importante para nossa empresa, já que estamos baseados em Boituva (SP). O evento é uma oportunidade para entrar no mercado de Minas Gerais, um polo que não estava sendo explorado pela empresa. Prospectamos muitos negócios. Valeu a pena”


Satisfeito também ficou Flavio Casali, gerente comercial da concessionária Bamaq (revenda da Case New Holland). “Este ano foi muito bom, melhor do que a edição anterior. Em relação aos negócios, faturamos 40% a mais do que o ano passado. A Superagro é ótima para fortalecer a marca da empresa junto aos produtores rurais. Muitos negócios ainda vão se concretizar após o evento e montamos um mailling de clientes potenciais”.


Agricultura familiar – Na Vila da Agricultura Familiar o consumidor encontrou de tudo um pouco, com produtos variados, de alimentos a artesanato. “ Verificamos que o consumidor estava à procura de produtos diferenciados, naturais e diferentes e já fomos, inclusive, procurados por importantes supermercados de Belo Horizonte. Por tudo isso, valeu a pena participar da Superagro. Foi uma excelente vitrine para a nossa cidade e nossos produtos”, avaliou Cláudia Bringel, da Empório Vida, de São Lourenço. A empresa apresentou uma lista de produtos naturais e orgânicos, de pães e conservas a polpada de morango (com menor quantidade de açúcar e maior concentração de fruta) e de pesto (condimento de tomate seco, azeitona e tradicional). Experiência positiva também foi a do Queijo Minas Artesanal Ouro, da Fazenda Pitas, na Serra do Salitre (Alto Paranaíba), que vendeu todas as 180 peças de queijo meia-cura que levou para a feira, o que deixou contentes Luiz Alberto da Silva e Vitor Ferreira Silva (pai e filho), responsáveis pela produção do queijo.


Expocachaça – O diretor de Marketing da Expocachaça, José Lúcio Mendes, avalia que a feira superou todas as expectativas desde 2005. “O perfil dos visitantes foi bastante comercial e tivemos um número excepcional de vendas no atacado e varejo”, disse, lembrando que ainda serão realizados negócios após o evento. Ele ressalta que as oficinas do Senac e as palestras do Sistema Ocemg/Sescoop também tiveram lotação plena e foram feitos muitos contatos e negócios entres produtores e distribuidores, como Walmart e Carrefour, além das vendas diretas.


Expovet Minas - A Expovet recebeu profissionais de 200 cidades de Minas e de outros estados. O número de participação nos estandes aumentou em 80%. “Neste ano tivemos uma programação técnica maior, com mais palestras e workshops. O número de visitantes cresceu bastante. O diferencial da feira é conseguir abrigar no mesmo lugar vários setores. O visitante sai com uma bagagem bem maior do que quando entrou”, explicou a realizadora da feira, Fabiana Braz.


Encontros - O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG) realizou vários encontros sobre assuntos relacionados ao agronegócio, como apicultura, fruticultura e florestas plantadas. Os encontros tiveram como objetivo gerar conhecimento para o produtor e interessados em empreender nestas áreas. Somente nestes encontros, estiveram presentes cerca de 400 participantes.


Realização – A Superagro é uma iniciativa do Governo de Minas - por intermédio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) -, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG).
 

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