Pesquisador da EPAMIG apresenta trabalho no Chile
Publicado em:
O pesquisador Paulo Rebelles Reis, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) participou, entre os dias 12 e 15 deste mês, do Simpósio de Controle Biológico, realizado na cidade de Chillán, no Chile, patrocinado pelo INIA Quilamapu (Instituto de Investigaciones Agropecuarias) e IOBC/ SRNT (Organização Internacional de Controle Biológico/ Seção Neotropical).
No evento, Paulo Rebelles apresentou trabalho realizado na Unidade Regional EPAMIG Sul de Minas, financiado pela FAPEMIG, que tem como tema “Controle biológico do ácaro-rajado com o ácaro Neoseiulus californicus (Phytoseiidae), em cultivos de roseiras". A pesquisa, ainda em andamento, já possibilitou a obtenção de importantes resultados: “na primeira etapa, conseguimos cerca de 87% de controle do ácaro-rajado com o controle biológico”, adianta o pesquisador.
Segundo ele, o cultivo de rosas representa cerca de 30% dos 1.480 ha cultivados com flores de corte, no Brasil. “Monitoramentos em cultivos protegidos de ornamentais identificaram o ácaro-rajado como um dos maiores problemas na cultura da roseira, exigindo o uso de 40 a 50 aplicações de pesticidas por ano, induzindo o aparecimento de ácaros resistentes e dificultando o controle”, explica o pesquisador, acrescentando que ácaros da família Phytoseiidae já têm sido usados para o controle de pragas em casa-de-vegetação, efetivamente controlando-as em crisântemo, roseira, e outras ornamentais. “Sendo assim, o objetivo é estudar o controle biológico do ácaro-rajado em roseiras sob sistema de cultivo protegido e tambémem laboratório”, resume.
O trabalho tem a colaboração das bolsistas Giselle Christiane Souza-Pimentel e Érika Carla Silveira, ambas da FAPEMIG, e Helena Botelho Andrade, do CNPq.
Compartilhe via:
Dúvidas?
Fale Conosco