Novo secretário de Agricultura de Minas visita o IMA

Conteúdo Principal

Novo secretário de Agricultura de Minas visita o IMA

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Encontro teve o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o trabalho do Instituto
Publicado em:

BELO HORIZONTE (19/01/2017) - O novo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Pedro Cláudio Coutinho Leitão visitou nesta quinta-feira (19/1) a sede do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) na Cidade Administrativa. Pedro Cláudio, que assumiu a pasta em 16 de janeiro, reuniu-se com a diretoria e gerentes da autarquia.

O encontro teve o objetivo de apresentar ao novo secretário a estrutura organizacional, o funcionamento e as principais ações executadas pelo IMA como serviço oficial de defesa agropecuária do estado. O diretor-geral do Instituto falou sobre a presença do IMA junto aos produtores rurais em todo o estado por meio de 20 Coordenadorias Regionais (CRs), 209 Escritórios Seccionais (Esecs) e e em mais de 500 convênios com municípios, associações e sindicatos rurais.

O diretor-geral do IMA Marcílio de Sousa Magalhães enfatizou o trabalho realizado pelo Instituto nas áreas de defesa animal e vegetal, inspeção de produtos de origem animal, certificação, rede laboratorial, educação sanitária e apoio à agroindústria familiar e pelas 16 barreiras instaladas estrategicamente nas regiões de fronteira de Minas com outros estados.

Magalhães ressaltou que o trabalho sério e comprometido com resultados realizado pelos servidores da autarquia tem garantido a obtenção e manutenção de indicadores importantes para o agronegócio mineiro. Citou como exemplo o status de Minas como área livre de febre aftosa com vacinação e de peste suína clássica (PSC), ambos obtidos junto à Organização Internacional de Saúde Animal (OIE). O dirigente relatou também como conquista os 10 anos sem registro nas lavouras de Minas de sigatoka negra - praga que pode acometer a produção de banana.

Novas tecnologias

Marcílio Magalhães pontuou para o novo secretário as metas do Instituto para este ano, começando pelo novo sistema de fiscalização eletrônica que irá otimizar as ações fiscais no campo, imprimindo a elas maior agilidade e transparência. Na mesma linha de adoção de novas tecnologias o dirigente citou o Portal do Produtor, um novo site que disponibilizará novos serviços aos produtores rurais como, por exemplo, que eles mesmos emitam documentos como as Guias de Trânsito Animal (GTAs) e as Permissões de Trânsito Vegetal (PTVs). O novo sistema de fiscalização e o Portal do Produtor deverão entrar em operação ainda no primeiro semestre deste ano.

O secretário Pedro Cláudio Coutinho Leitão disse que assumir a titularidade da pasta da agricultura mineira constitui “o maior desafio da sua vida” e que está “entusiasmado com essa nova missão”. Ele está visitando as entidades vinculadas ao sistema da agricultura de Minas com o objetivo de conhecer melhor o sistema.

Fortalecer parcerias

Pedro Coutinho Leitão agradeceu a oportunidade da reunião e as informações recebidas, ao mesmo tempo em que parabenizou os servidores pelo trabalho que vem sendo realizado. “Vou me empenhar para priorizar ações, dando suporte e buscando apoio para o trabalho do IMA”, disse. O novo titular da Seapa assegurou também que irá trabalhar para fortalecer as parcerias e, nesse sentido, elogiou o slogan dos 25 anos do IMA completados em 7 de janeiro desse ano que diz “juntos para resultados”.

Compartilhe via: