Nova espécie de leguminosa é batizada com nome de pesquisadora da Epamig

BELO HORIZONTE (26/05/15) - Uma nova espécie de planta da família das leguminosas, recebeu o nome da ex-pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais e fundadora do herbário PAMG, Mitzi Brandão. A planta classificada pelas professoras Valquíria Dutra, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e Flávia Garcia, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi coletada pela botânica Mitzi, em Diamantina, em maio de 1993.
Desde então, a planta herborizada estava armazenada no Herbário PAMG entre as espécies indeterminadas do gênero Mimosa. De acordo com a curadora do Herbário PAMG da EPAMIG, Andréia Silva, em estudo realizado pelas professoras com as exsicatas (papel cartão com amostra de planta, prensada, seca e afixada) do Herbário PAMG, constatou-se que a planta não se encaixava em nenhuma descrição existente, por isso, foi publicada uma caracterização e a espécie foi, então, batizada Mimosa mitzi. "Uma justa homenagem a uma pesquisadora que dedicou parte de sua vida à botânica e ao Herbário PAMG/EPAMIG", afirmou Andréia. Mimosa mitzi só pode ser encontrada no Brasil, nas serras rupestres de Minas Gerais.
Outra nova espécie também encontrada pelas professoras, no PAMG, foi batizada como Mimosa myrioglandulosa. Um dos exemplares utilizados para a descrição foi coletado pela botânica Mitzi Brandão, em outubro de 1988, no município de Sacramento, na região do Triângulo Mineiro. "Essa espécie também é encontrada apenas nas serras de Minas Gerais que devem ser cuidadas, para que espécies como essas, sejam protegidas e preservadas", ressalta Andréia.
Mimosa mitzi e Mimosa myrioglandulosa, são duas das 33 espécies já caracterizadas a partir das mais de 57 mil exsicatas do acervo do Herbário PAMG/EPAMIG. Mimosa mitzi V.F. Dutra & F.C.P. Garcia está registrada no PAMG com o número 36938, e a descrição está publicada na revista Systematic Botany, v.38, n.2, p.398-405, June, 2013. Mimosa myrioglandulosa está registrada no PAMG com o número PAMG 19321, e a descrição publicada na revista Kew Bulletin, v.68, n.1, p.163-171, Mar., 2013.