Morango vai estimular turismo no Sul de Minas

Conteúdo Principal

Morango vai estimular turismo no Sul de Minas

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:
Assim como o tomate foi utilizado na região dos Alpes franceses para atender ao consumo do litoral e fortalecer o turismo nas montanhas, o morango poderá contribuir para o aumento do número de visitantes ao Sul de Minas, fortalecendo a economia da região. Esta é uma das alternativas que a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) apresentará aos integrantes do Circuito Serras Verdes de Minas Gerais, programa criado pelo governo do Estado para desenvolver a atividade turística.

A experiência com a exploração do tomate foi apresentada em outubro de 2005, aos técnicos da Secretaria e sua vinculada Emater-MG, por um grupo de empresários franceses da região de Nice, coordenados pelo Senac Minas. Ao estimular a introdução de novas formas de exploração do fruto, o governo francês ajudou a dinamizar o cultivo nos Alpes, com benefícios para toda a cadeia produtiva. O programa gerou emprego e criou outras fontes de renda para os pequenos produtores. Além disso, apoiou a divulgação das novas atrações das regiões montanhosas, que passaram a atrair os turistas habituados a visitar apenas o litoral.

De acordo com o secretário de Agricultura, Silas Brasileiro, “a experiência francesa poderá ser adaptada pelos mineiros para estimular principalmente os produtores da agricultura familiar do Circuito Turístico das Serras Verdes a diversificarem as formas de apresentação do morango.” Ele acrescenta que o grupo da Seapa (vinculado à Superintendência de Abastecimento) que coordena os estudos relativos à inserção dos recursos da atividade rural apresentará a proposta de valorização do morango, entre outras, aos diretores do Circuito Turístico Serras Verdes, que serão convidados para expor em Belo Horizonte a situação das áreas e as ações que ali se desenvolvem.

“Depois de conhecer o mapeamento do circuito, o grupo da Secretaria terá condições de definir ou ajustar suas propostas para o desenvolvimento regional a partir do melhor aproveitamento dos recursos da atividade rural”, explica o secretário.

O Projeto Piloto Circuito Turístico Serras Verdes integra o Programa Estadual de Desenvolvimento do Turismo Rural (Pedtur), cujas ações foram reconhecidas no programa Minas Excelência em Agricultura, realizado em 18 de abril de 2005. São parceiros nesse programa a Secretaria de Agricultura (Seapa), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), Secretaria de Turismo (Setur), Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) Secretaria da Fazenda (SEF), além da Associação Mineira das Empresas de Turismo Rural (Ametur), Assembléia Legislativa e Associação Mineira de Municípios (AMM). De acordo com o secretário de Agricultura, “nas fases mais avançadas do Projeto Piloto Circuito Serras Verdes do Sul de Minas, quase todas as secretarias estaduais deverão participar com suas ações específicas e as parcerias público-privadas também serão ampliadas para fortalecer o turismo na região”.

Maior produtor

Minas Gerais, com mais de 750 hectares ocupados por morangos e a produção anual de 52,6 mil toneladas, lidera o ranking nacional, seguido de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O morango é característico de regiões com baixa temperatura, como o Sul de Minas, que tem a maior área plantada do fruto no Estado, em alguns municípios a produção média por hectare alcança 46 mil kg. Os municípios que mais produzem são Estiva, Senador Amaral e Bom Repouso. Além de atender ao consumo na região, o produto é transportado para grandes mercados atacadistas do Estado, Rio de Janeiro, São Paulo e Manaus.

Compartilhe via: