Conteúdo Principal

IMA inaugura Coordenadoria Regional em Varginha

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

A partir da próxima terça-feira (25) a cidade de Varginha, no sul de Minas, passa a contar com uma Coordenadoria Regional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Com a inauguração da unidade, o IMA, vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) terá mais um reforço na busca da excelência na realização dos seus trabalhos.

A inauguração será às 15 horas do dia 25 de setembro na rua de São Paulo 175, Centro. A solenidade vai contar com a presença do diretor-geral do Instituto, Altino Rodrigues Neto.

A Regional de Varginha vai atender 46 municípios, que serão coordenados por 10 Escritórios Seccionais instalados em Baependi, Campos Gerais, Conceição do Rio Verde, Itamonte, Lambari, São Gonçalo do Sapucaí, São Vicente de Minas, Três Corações, Três Pontas, Varginha.

Algumas das principais atividades que desenvolve na região são os programas de erradicação de doenças como a Febre Aftosa, Brucelose e Tuberculose bovina, levantamentos fitossanitários, incluindo rastreabilidade, educação sanitária e fiscalizações móveis (blitz) onde toda a documentação necessária para o trânsito de animais e vegetais, incluindo de sementes e mudas, é verificada.

Atualmente o IMA está presente no interior de Minas através de mais de 200 Escritórios Seccionais distribuídos em 20 Coordenadorias Regionais.

Pólo Cafeeiro

Minas Gerais é o principal estado produtor de café do país, com 14 milhões de sacas/ano. A região do sul do estado representa o mais importante centro de produção e comercialização de café.      
   
O Brasil produz 32 milhões de sacas anuais de café, gerando uma receita de aproximadamente US$ 3 bilhões na balança comercial do país, o que confere o título de maior produtor mundial e de segundo maior consumidor.

Além do café, o sul de Minas é uma região que registra grande produção de tomate, citros, milho e leite.

Desenvolvimento

Varginha tem se destacado nos últimos anos por seu desenvolvimento econômico e conseqüentemente urbano. A cidade está entre as 10 de maior poder econômico de Minas Gerais e, segundo a Fundação João Pinheiro, também é considerada como a terceira cidade mais promissora do estado e com a melhor qualidade de vida.

O município foi, ainda, o primeiro do Brasil a desenvolver um programa de combustível renovável, o biodiesel. Além disso, Varginha possui um grande potencial energético hidrelétrico e gasoduto, moderna infra-estrutura urbana com 100% do esgoto e águas tratados e está inserido na rota tecnológica do país sediando fábricas de eletro-eletrônicos e autopeças

Compartilhe via: