IMA coleta amostras de sangue para monitoramento do vírus da Febre Aftosa

Conteúdo Principal

IMA coleta amostras de sangue para monitoramento do vírus da Febre Aftosa

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:
No intuito de monitorar a circulação do vírus da Febre Aftosa no estado, os médicos veterinários do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), coletam a partir da próxima quinta-feira (6), cerca de 6.800 amostras de sangue de bovinos dos municípios mineiros dos circuitos pecuários Leste e Centro-Oeste.

A medida faz de parte de um acordo firmado entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e os órgãos estaduais de defesa agropecuária no sentido de comprovar, anualmente, se existe ou não a circulação do vírus da Febre Aftosa nos estados. Esta sorologia se difere da última realizada pelo IMA em novembro, a pedido da União Européia, na qual o objetivo foi a comprovação da eficiência da vacinação no rebanho.


Através de sorteio promovido pelo Mapa, 114 propriedades mineiras foram selecionadas com base no banco de dados do IMA e na lista das propriedades do novo Sisbov. Será coletado o sangue de machos e fêmeas, com idade entre 6 e 12 meses.
O cronograma apresenta períodos diferentes para as propriedades dos circuitos pecuários Leste e Centro-Oeste.


Circuito Pecuário Leste


Fazem parte do Circuito Pecuário Leste as regiões mineiras da Zona da Mata, Central, Leste e Norte. Nos municípios mineiros desse circuito, 50 propriedades foram selecionadas e de cada uma serão coletadas 60 amostras.


As coletas começam na próxima quinta-feira e vão até o dia 17 de dezembro. A partir de então, as amostras serão encaminhadas para o laboratório do Mapa em Recife, onde os testes serão realizados até o dia 20 de janeiro. Entre os dias 21 e 31 do mesmo mês, os resultados serão avaliados. Caso haja necessidade, novas amostras serão colhidas de 1º à 20 de fevereiro.


Circuito Pecuário Centro-Oeste


Por sua vez, o Circuito Pecuário Centro-Oeste (CPCO) abrange o Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro, Noroeste, Sudoeste e Sul de Minas. Foram selecionadas, da área mineira, 64 propriedades e assim como no CPL serão coletadas 60 amostras de cada.


Entre os dias 6 e 17 de dezembro, será realizada vistoria prévia nas propriedades sorteadas. A coleta de amostras tem início no dia 1º de fevereiro e vai até o dia 20 do mesmo mês. Os testes também serão realizados em Recife, de 21 de fevereiro a 20 de março, e os resultados avaliados até o dia 31 seguinte. Se for o caso, novas amostras serão coletadas de 1º a 20 de abril.


Treinamento


Para tornar o procedimento mais eficiente, amanhã (5) o IMA vai treinar 20 médicos veterinários assistentes técnicos, sendo um de cada Coordenadoria Regional do Instituto, que serão os coordenadores de campo da sorologia.
O treinamento é baseado na apresentação da metodologia para execução do monitoramento.


O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, considera a sorologia como mais uma forma de se confirmar a eficiência da vacinação em Minas Gerais. "Esse procedimento visa atender  uma solicitação do Mapa, mas o mais importante é podermos confirmar mais uma vez que o estado está livre da Febre Aftosa e que não há circulação do vírus causador da doença em território mineiro", declarou.





Compartilhe via: