Conteúdo Principal

Governo de Minas Gerais e ABCZ renovam parceria para o Pró-Genética

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Programa visa a melhoria genética do rebanho bovino mineiro
Publicado em:

UBERABA (29/04/2017) – O Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão, assinou neste sábado, em Uberaba, a renovação do Termo de Cooperação Técnica do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino de Minas Gerais (Pró-Genética). A renovação da parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) foi realizada durante a abertura da 83ª Exposição Internacional de Gado Zebu (Expozebu), evento considerado a vitrine da pecuária e do rebanho zebuíno.

Iniciado no ano de 2006, o Pró-Genética é um programa do Governo de Minas Gerais que tem como objetivo melhorar a qualidade genética do rebanho bovino do estado e fortalecer as cadeias produtivas da carne e do leite. Coordenado pela Secretaria da Agricultura, a execução do programa conta com atuação da Emater-MG, IMA e Epamig, órgãos vinculados à secretaria. Também são parceiros do programa Faemg, Fetaemg, sindicatos, agentes financiadores, prefeituras, cooperativas e as associações brasileiras de criadores das raças Girolando, Simental, Simbrasil, Senepol e Holandês.

A aquisição dos animais geneticamente melhorados é feita em feiras e leilões do programa, organizados em todo o estado. Nos eventos são ofertados reprodutores selecionados pela associação, permitindo aos produtores, prioritariamente os pequenos e médios pecuaristas de rebanhos bovinos comerciais (produtores de carne e leite), a aquisição de animais com genética de alta qualidade. São todos animais PO (Puro de Origem).

“O Pró-Genética é uma ferramenta incrível para democratizar o acesso à tecnologia do touro melhorador e, ao mesmo tempo, vamos fomentar o mercado de touros PO. Sem dúvida, é uma ação que representa nossa bandeira de promover uma pecuária lucrativa e eficiente para todas as classes de produtores”, declara Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, presidente da ABCZ.

Números do Programa

As compras dos reprodutores podem ser feitas individualmente ou em grupo, e agentes financeiros oferecem linhas de crédito para a compra dos animais. No período de uma década de execução (2006 a 2016), foram comercializados 10.390 animais geneticamente melhorados nas feiras e leilões do Pró-Genética em todo o estado. Para este ano, a estimativa da Emater-MG é de que sejam realizados 102 eventos com a chancela do programa.

Segundo o Secretário de Agricultura Pedro Leitão, os números mostram que o estado já tem uma política consolidada de melhoramento genético do rebanho bovino. “Minas tem excelência reconhecida na genética zebuína como provam os animais apresentados na Expozebu. E o Pró-Genética vem cumprindo o seu papel na socialização de tecnologias, na medida em que promove a transferência de genética superior dos planteis de bovinos de seleção para os estratos básicos de produção comercial em gado de corte e de leite”, afirma.

Durante a solenidade de abertura, também foi feito o lançamento do aplicativo do Pró-Genética para smartphones e tablets, desenvolvido pela ABCZ em parceria com a Emater-MG. Isto irá facilitar o acesso dos produtores interessados nos animais disponíveis no cadastro, para melhoramento de seus rebanhos. Outra parceria firmada foi entre a Secretaria de Agricultura, a ABCZ e o Banco do Brasil para o fortalecimento e divulgação do crédito rural.

Presença na Expozebu

A secretaria da Agricultura e as instituições vinculadas têm ampla programação durante toda a semana do evento. Os técnicos da Emater-MG, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) estarão à disposição dos produtores no estande do Governo de Minas Gerais para atender, divulgar e orientar os produtores nos assuntos relacionados aos programas, ações de cada órgão e dúvidas. O plantão irá funcionar todos os dias das 9h às 21h.

Shopping do Gir Leiteiro

No período de 1º a 5 de maio, a Epamig promove o Shopping do Gir Leiteiro no Campo Experimental Getúlio Vargas, em Uberaba. Serão leiloados 26 animais de alto valor genético, adaptados às condições tropicais e aprovados em testes de progênie. As vacas e novilhas são fruto de mais de 60 anos de avaliações zootécnicas criteriosas para produção de leite, rusticidade, fertilidade e comportamento.

Serviço:

Expozebu (29 de abril a 07 de Maio) – Parque Fernando Costa – Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, Nº 110 - Uberaba/MG
Toda a programação da Expozebu pode ser obtida no site: www.abcz.org.br

Compartilhe via: