Feira de produtores rurais do Carmo do Paranaíba retoma as atividades

Após um longo período de paralisação por causa da pandemia do novo coronavírus, a Feira dos Produtos da Roça de Carmo do Paranaíba, retomou as atividades em outubro. Dezessete agricultores do município, na região do Alto Paranaíba, são beneficiados com o espaço.
A feira funciona, a partir das 8h, sempre no segundo sábado de cada mês, na praça Nossa Senhora da Abadia, no Centro da cidade. A ideia é que os agricultores tenham um local diferenciado para vender seus produtos.
“Da porteira para dentro, o agricultor familiar tinha o domínio; mas da porteira para fora, faltava esse elo: a comercialização”, conta a extensionista da Emater-MG Maria Perpétua dos Reis Andrade.
Os feirantes foram capacitados em processamento artesanal de alimentos, apresentação dos produtos (embalagem e rotulagem) e gestão de negócios. O treinamento foi realizado pela Emater-MG e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Cada feirante recebeu uma barraca por meio da Emater-MG e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Já a prefeitura e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) são responsáveis pelo fornecimento de água.
“Os impactos sociais são avaliados, pela nova visão dos agricultores, na tomada de decisão e na valorização do seu produto. Quanto ao impacto ambiental, destaca-se a conscientização com o ambiente de produção, manutenção de higiene no ambiente da feira e destinação correta do lixo ali gerado”, afirma Maria Perpétua.
O feirante José Maria Andrade comercializa cachaça, frango caipira e ovos. Antes da feira, ele vendia seus produtos em sua propriedade. “Este espaço é muito bom para nós. Aqui na feira vende muito bem”, completa o produtor.
A inciativa é uma parceria entre a Emater-MG, Seapa, prefeitura, por meio das secretarias de Governo e Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, e Sebrae.
MelhorInovAção
O "Programa de Capacitação em Agroindústria: geração de conhecimento, interação com baixo custo e ampla abrangência" foi um dos vencedores regionais do prêmio MelhorInovAção 2020. Os autores do projeto são da unidade regional da Emater-MG de Lavras: Flora Aparecida Teixeira Castro, coordenadora regional, e Silvana Lelis Silva Oliveira, assistente administrativo.
A iniciativa da Emater-MG tem como objetivos reconhecer e disseminar, interna e externamente, ações e projetos inovadores que tenham obtido resultados relevantes para a empresa ou para os clientes da Emater-MG, tendo ainda como perspectiva a ampliação dos conhecimentos dos colaboradores nas ações de assistência técnica e extensão rural.
Sebastião Avelar - Ascom/Emater-MG
Foto: Divulgação/ Emater-MG
Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook
Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas