Conteúdo Principal

Feira de flores movimenta Cidade Administrativa

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Feira foi promovida pela Seapa e a Intendedência
Publicado em:

A 1ª Feira de Flores da Cidade Administrativa (CA) trouxe beleza e informação para os servidores. Promovida de Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) em parceria com a Intendência, o evento também contou com um curso sobre o cultivo de orquídeas, foram 207 inscrições para as 20 vagas disponíveis. De acordo produtor e especialista em Orquídeas Vandas, Márcio Afonso Meireiles, essa é uma oportunidade de levar conhecimento e ensinar sobre o cultivo de flores. “As pessoas investem na compra de uma orquídea e, consequentemente, querem mais informações sobre o cultivo. Eventos como esse são muito importantes para a divulgação desse conhecimento.” conta. 

 

A Superintendente de Humanização da Intendência, Vanessa Lima, conta como se deu essa iniciativa. “Em conversa com o Secretário de Agricultura, João Cruz Reis Filho, fechamos essa parceria para promover cursos que vislumbrem outras oportunidades de renda para os servidores. Novos cursos estão em planejamento e, em breve, serão divulgados”, afirma.

 

Produtores de flores e hortaliças de Capim Branco e Mateus Leme participaram da feira e elogiaram a iniciativa. Para o Subsecretário de Desenvolvimento Rural Sustentável, Tuco Campos, essa também é uma oportunidade de aprender para diversificar a produção. “É uma alternativa para o produtor e família diversificarem a produção. Vamos trabalhar para fomentar ainda mais a floricultura em Minas”, garante.

 

As próximas feiras de flores serão realizadas nos dias 30 de novembro e 14 de dezembro.

 

Floricultura

A floricultura envolve o cultivo de plantas ornamentais, flores de corte, plantas em vasos, produção de sementes, bulbos e mudas de árvores de grande porte. Desenvolvida em aproximadamente 130 municípios mineiros, a produção de flores e plantas ornamentais estrutura-se em sete polos distribuídos nos Territórios de Desenvolvimento Vertentes, Sul, Mata, Caparaó, Metropolitano, Mucuri, Triângulo (Norte e Sul) e Norte.

Minas Gerais é considerado o segundo maior produtor de flores do Brasil. E para entender melhor a atividade, a Emater  MG , em parceria com a Seapa desenvolve o Sistema de Acompanhamento de Safra Floricultura. O objetivo é identificar quais os municípios produtores, as espécies e a quantidade produzida no Estado.

Compartilhe via: