EPAMIG participa de Fórum de Desenvolvimento Regional, em Minduri
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) participa como convidada, na próxima sexta-feira, dia 25, do “1º Fórum de Desenvolvimento Regional: Estudo Multicasos das Mesorregiões Campo das Vertentes e Sul/ Sudoeste de Minas”, que será realizado em Minduri.
Durante o evento, serão lançadas as bases para elaboração de um projeto para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região. “O objetivo é a realização de um amplo levantamento da região para que possamos identificar a vocação econômica de cada município”, adianta o prefeito Edmir Geraldo Silva. Segundo ele, depois desta fase, serão elaborados projetos e um plano de trabalho regional, com apoio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Um dos temas centrais das discussões será a produção de queijos finos, tradicional atividade da região que, de acordo com estudos realizados, sofreu um empobrecimento de cerca de 30%, nos últimos 30 anos. “Isso é resultado da perda de grandes laticínios”, observa o prefeito. De acordo com ele, nos últimos anos, multinacionais compraram vários laticínios da região e, em seguida, desativaram ou transferiram máquinas e demitiram funcionários, o que interferiu de forma drástica na economia da região.
Este também é um dos motivos da participação da EPAMIG que, segundo os organizadores, poderá auxiliar no processo de reativação do setor, através da experiência e excelência do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), localizado em Juiz de Fora. O Chefe do Centro de Pesquisa, professor Gerson Occhi, participa do evento representando o presidente da empresa, Baldonedo Arthur Napoleão. Também estarão presentes o chefe de pesquisa da Unidade Regional EPAMIG Sul de Minas (URESM), Gladyston Carvalho, e o gerente da Fazenda Experimental Risoleta Neves (FERN), Mauro Lúcio de Rezende.
Estão confirmadas as presenças do secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Alberto Portugal, e o diretor do CNPq, José Osvaldo Siqueira.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na prefeitura do município, no telefone (35) 3326-1219.