Construções de barragens e taques garantem melhorias para o município de Itinga

BELO HORIZONTE (08/06/2015) - Mais de 100 famílias foram beneficiadas com a construção de cinco barragens e 100 tanques de captação de água de chuva em Itinga, no Nordeste de Minas. O município que sofre com longos períodos de seca hoje consegue tratar melhor o gado e algumas famílias cultivam pequenas plantações.
A Ruralminas, através do Programa de Convivência com a Seca e Inclusão Produtiva – Água para o semiárido, é a executora do programa. O objetivo é garantir o armazenamento de água de chuva, a perenização dos córregos da região e, consequentemente, o aumento da oferta hídrica.
As barragens foram construídas em locais estratégicos e possibilita que as comunidades utilizem a água acumulada para diversos usos. Com as obras também foi possível melhorar o acúmulo de água no solo, elevando o lençol freático e favorecendo o cultivo de plantações.
De acordo com o mobilizador do Senar-MG e secretário de agricultura do município à época, Emerson Cordeiro, as obras trouxeram muitas melhorias para a população. “Antes da construção dos tanques, que são usados para o tratamento do gado, muitos animais morriam por falta de água e o prejuízo das famílias era grande. Agora, o gado está forte e as famílias comercializam hortaliças, milho e mandioca na feira coberta da cidade” conta.
Cordeiro também lembra que antes das obras os produtos da feira da cidade eram escassos e expostos no chão. Com a construção das barragens surgiu a feira coberta com mais estrutura e diversidades de produtos. Atualmente a feira conta com cerca de 50 comerciantes.
O produtor rural Edson Moreira, mais conhecido como Curica, comemora a maior oferta de água depois das obras. “Antigamente precisávamos andar cerca de quatro quilômetros para buscar água para o tratamento do gado e das plantações. Hoje tudo mudou, tenho água no meu terreno e passei a cultivar coco, laranja, acerola, uma pequena horta, banana, cana, milho, pimenta e leite”, festeja.
Para o gerente regional da Ruralminas, em Governador Valadares, e coordenador dos trabalhos, Leonardo Machado Natalino, o trabalho desenvolvido foi de extrema importância devido a carência hídrica da região. “A satisfação dos beneficiados foi notória desde a chegada dos equipamentos e muitos ficaram surpresos com a capacidade que o Estado tem de promover obras para garantir a oferta de água proporcionando, assim, a permanência do homem no campo e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida”, destaca.