Barraginhas garantem produção de hortaliças no Norte de Minas

Agricultores familiares da região semiárida do município de Novorizonte, no Norte de Minas, estão conseguindo produzir e comercializar hortaliças graças ao Programa de Fortalecimento e Incentivo aos Produtores Agro Familiares. A ação criada em 2023, por meio de uma parceria entre a Emater-MG e a prefeitura do município, visa amenizar o problema da falta de água que ocorre na região durante os períodos de seca.
“Sabemos das dificuldades que os agricultores enfrentam, assim temos que oferecer condições para que se mantenham no campo produzindo. Este programa atende a essa demanda, pois por meio das barraginhas é possível armazenar água, amenizando as perdas provocadas durante a estiagem”, explica o extensionista da Emater-MG, Hary Brener Viana da Paixão.
Hary Paixão salienta que as barraginhas além de possibilitarem a irrigação das lavouras contribuem também para a preservação ambiental. “A água que antes era levada pela enxurrada deixando rastro de erosão, assoreando rios e córregos agora alimenta o lençol freático, restaurando os corpos d’água”.
Atualmente dezoito agricultores são assistidos pelo programa e consequentemente têm apresentado melhorias na produção. Um exemplo é Antônio Lisboa. O agricultor familiar da comunidade de Córrego do Janta conta que, antes do projeto, os alimentos cultivados atendiam basicamente à subsistência da família, mas hoje há um excedente da produção, que é vendida para o Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Ele também ampliou a atividade desenvolvida na propriedade por meio da criação de peixes.
Antônio destaca que o aumento na produção é resultado tanto da irrigação quanto da melhoria na qualidade da água. “A água é de melhor qualidade, uso para a criação de peixe e irrigar minha lavoura, também irrigo com ela o feijão que ganhei da Emater.”
Ações
Nesses dois anos do programa mais de 100 agricultores foram beneficiados com a construção de barraginhas em suas propriedades, conseguindo armazenar água para o período de estiagem.
A prefeitura disponibiliza gratuitamente aos agricultores sementes de olerícolas, tratores para gradear terras, água potável para consumo humano e também locais para a realização de feiras livres. Já os trabalhos desenvolvidos pela Emater-MG se concentram na assistência técnica e na inclusão dos agricultores no Pnae, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e no Programa Garantia Safra.
Para participar do projeto é necessário atender alguns requisitos como espaço disponível para a construção da barraginha, pouca disponibilidade de água na propriedade e prática de agricultura sustentável.
Assessoria de Comunicação da Emater-MG
Jornalista responsável: Gisele Flor
Fotos: Emater-MG/Divulgação