Agricultor aumenta produção de milho em 220% com assistência técnica
A necessidade de aumentar a produção e de inovar no manejo levou o agricultor Adevaldo Lopes dos Santos a buscar novas soluções para cultivar uma área de 1 hectare de milho, no sítio Córrego Escuro, na divisa dos municípios de Setubinha e Novo Cruzeiro, no Vale do Mucuri.
Segundo o produtor, o manejo utilizado há mais de 25 anos já não apresentava os resultados esperados. “Eu sempre segui os costumes e as tradições dos meus pais. Como não me preocupava muito com as técnicas de plantio, a produção não era tão boa. Decidi procurar a assistência técnica da Emater-MG para fazer mudanças e, com os incentivos, explicações e orientações, resolvi fazer diferente. Isso trouxe bons resultados”, conta.
Atualmente, a produção chega a 10.795 kg. Segundo Adevaldo, o resultado representa um aumento de 220% na produtividade.
O extensionista da Emater-MG Joel Lima da Fonseca destaca as principais técnicas adotadas na propriedade. “A escolha de boas sementes, o preparo adequado do solo, o espaçamento correto, a capina e a adubação foram algumas das medidas adotadas. Essas ações contribuíram para aumentar a produção e melhorar a qualidade dos grãos”, afirma.
Além do aumento da produtividade, as inovações ainda renderam ao agricultor o primeiro lugar no 1º Concurso de Produtividade do Milho, que aconteceu neste ano, na comunidade Palmeiras do Vale.
Joel chama atenção para o fato de os resultados alcançados por Adevaldo servirem de incentivo para que outros produtores se interessem pela adoção de novas técnicas de plantio.
Atividades e sucessão familiar
A produção de milho é destinada à alimentação animal e ao mercado local. Além do cereal, Adevaldo se dedica ao cultivo de café, abóbora e feijão. Para dar conta das atividades, ele conta com o auxílio da família e já vislumbra a sucessão familiar na propriedade.
“Meus três filhos gostam muito da roça e, para mim, é motivo de alegria vê-los aqui comigo. Eles poderão continuar utilizando novas técnicas e tecnologias, além de aprender com as outras atividades, para melhorar a produção e ter maiores perspectivas de lucro. A gente não é formado, não, mas pode contar com a Emater para nos auxiliar”, comemora.
Mercado
O extensionista relata que o cultivo do milho é uma tradição no município. No entanto, a quantidade produzida ainda é insuficiente para atender à demanda local. Entre os desafios enfrentados pelos produtores estão a concorrência com o milho produzido em outras regiões, que pode elevar os custos de comercialização, e a queda dos preços no mercado local.
“Para enfrentar esses desafios, o município tem disponibilizado máquinas e implementos agrícolas para atender às necessidades dos produtores. Nós, da Emater-MG, orientamos os agricultores sobre o momento adequado para o preparo do solo, evitando que seja feito de forma muito antecipada ou tardia. Também oferecemos orientações sobre o controle de pragas e doenças nas lavouras, embora, nesta propriedade, não tenham sido identificadas ocorrências”, destaca Joel.
Concurso de Produtividade do Milho
Com o objetivo de incentivar e apoiar os produtores rurais, a Emater-MG, em parceria com a Prefeitura Municipal de Setubinha, realizou, em abril deste ano, o 1º Concurso de Produtividade do Milho, na comunidade Palmeiras do Vale, no município de Setubinha.
A iniciativa foi direcionada aos agricultores familiares da comunidade e teve como propósito estimular a adoção de boas práticas de manejo, promover melhorias no cultivo e contribuir para o aumento da produtividade do cereal.
Jornalista responsável: Gisele Flor - Assessoria de Comunicação – Emater-MG
Fotos: Joel Lima da Fonseca (Escritório Emater-MG Setubinha)
--
Gisele Flor
Jornalista Ascom
(31) 3349-8240