Sistema Agricultura tem as melhores empresas de agronegócio em Minas

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculadas à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), conquistaram os primeiro e segundo lugares de Minas, na categoria Agronegócio, do prêmio Maiores e Melhores 2023, da revista Exame, anunciado neste mês de setembro. No ranking nacional do setor, as estatais figuram nas 15ª e 24ª posições respectivamente.
Já na lista geral das 1.000 melhores empresas do país, a Emater-MG ocupa o 27º lugar, enquanto a Epamig está na 991ª colocação e é contemplada pela primeira vez na premiação. A relação completa dos agraciados está disponível neste link.
Avanços
O diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, destaca o progresso da empresa na disputa. “É uma alegria a divulgação da publicação Maiores e Melhores 2023, da Exame, na qual a Emater-MG mostrou uma grande evolução comparada ao ano de 2022. No ano passado, a Emater-MG ocupava no ranking a posição de número 89 entre as maiores empresas do país e agora estamos na posição 27, um grande avanço”, comenta.
Para a diretora-presidente da Epamig, Nilda Ferreira Soares, a inclusão da empresa no prêmio é um reconhecimento dos constantes esforços para a melhoria da gestão financeira, administrativa e da pesquisa. “A Epamig caminha para os 50 anos em aprimoramento constante, com importantes resultados na pesquisa, no ensino e na gestão. Ver a empresa posicionada como uma das melhores do agronegócio em Minas Gerais e no Brasil é motivo de orgulho para todos nós dirigentes, colaboradores e apoiadores”, diz.
A premiação
Em sua 50ª edição, o Melhores e Maiores é uma das principais premiações empresariais do país e foi realizado em São Paulo. Em 2023, foram avaliadas empresas de capital aberto ou com dados públicos, a exemplo das demonstrações contábeis e balanços divulgados em fontes fidedignas.
Os critérios de classificação foram baseados em resultados financeiros, crescimento e práticas ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG - Environmental, Social and Governance). A metodologia foi desenvolvida pelo Ibmec, com participação de um comitê executivo da revista.
Foto: Eduardo Frazão/Exame
Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook
Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas