Conteúdo Principal

Seminário de turismo rural mostra oportunidades de negócios para produtores

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Evento apresenta cases de sucesso no turismo rural na região do Vale do Rio Doce
Publicado em:

O turismo rural vem crescendo no país e se mostrando com boa perspectiva para geração de renda no campo. Dentro dessa proposta, será realizado na quinta-feira (dia 15), em Caratinga, no Vale do Rio Doce, o seminário “ Turismo Rural: Oportunidade de Negócio”. O workshop, promovido com Unidade Regional da Emater-MG, é destinado a produtores rurais, gestores municipais e profissionais do turismo e vai ocorrerna propriedade Villa Mariana, no Distrito de Dom Modesto.

As atividades começam às 13 horas e incluem palestras técnicas e apresentação de cases de sucesso. “A Unidade Regional da Emater-MG de Ipatinga vem desenvolvendo um trabalho de turismo rural e iniciou, no ano passado, o levantamento de dados dos produtores de cafés especiais da região. Fizemos capacitações com os agricultores, tanto a equipe da Emater como parceiros, e foi acertado a realização deste seminário para ampliar o conhecimento dos produtores sobre o tema”, conta a coordenadora técnica estadual de Turismo Rural e Artesanato da Emater-MG, Thatiana Garcia.

Turistas nos cafezais

A primeira apresentação do seminário será sobre a “Rota dos Cafés Especiais: Terras Altas do Caratinga”. “Trata-se de uma nova rota turística, que está sendo consolidada na região. O foco é as propriedades de cafés especiais da região (Matas de Minas). Atualmente, já há quatro fazendas recebendo turistas para conhecer as lavouras e o processo de produção do café e mais duas em processo de organização para atender os visitantes”, conta Thatiana.

A coordenadora comenta que o turismo rural começou na região, por causa dos ciclistas que percorriam o local de bicicleta. “Eles paravam nas fazendas, pediam água para os produtores e queriam conhecer os cafezais. Então foi uma demanda que surgiu naturalmente”, explica.

A programação do seminário continua com a palestra “Políticas Públicas para o Turismo em Minas Gerais”, da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, às 14h20. Seguida das apresentações dos cases de sucesso “Ipatinga Rural Roteiro Turístico” e “Queijo Matuto”. “O queijo Matuto faz parte da Rota Terroir Vertentes, que foi premiada pelo Ministério do Turismo. É um pequeno produtor de queijo Minas Artesanal, cujo foco principal atualmente é receber turistas na sua propriedade e montou duas experiências turísticas (pacotes) diferenciadas para os visitantes”, diz Thatiana.

A última palestra do dia será sobre o trabalho de assistência técnica e extensão rural no Turismo Rural, com os profissionais da Emater-MG. A coordenadora técnica comenta que, em muitos locais, o turismo rural surge já como uma necessidade do produtor. “O turista está batendo na porta dele e o agricultor, muitas vezes, não tem um produto adequado ou não sabe receber e precificar o serviço prestado. No entanto, o produtor está disponibilizando o tempo dele, além de ter os custos da parte da gastronomia que ele oferece e isso tudo tem um valor. O trabalho da Emater-MG busca apoiar e incentivar os produtores no turismo rural, de forma que eles tenham renda”, argumenta Thatiana.

As inscrições do seminário “Turismo Rural: Oportunidade de Negócio”são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (31) 3821-6882 ou no endereço eletrônico https://forms.gle/LQ6QVbGvBZPnoq7Q7. As vagas são limitadas.

Jornalista: Flávia Freitas
Fotos: Divulgação Emater-MG

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

Compartilhe via: