Seapa mostra que diálogo entre meio ambiente e agro são a chave para avançar

Conteúdo Principal

Seapa mostra que diálogo entre meio ambiente e agro são a chave para avançar

Submitted by 06588516673 on
Conversas para mapear desafios no campo e formas de ampliar a produção respeitando a sustentabilidade foram temas de palestras em evento da Faemg
Publicado em:
Crédito (foto): Elaine Drumond/Seapa MG

Ouvir o produtor rural dá certo e ajuda a avançar em políticas públicas que alavancam o setor. Essa foi a principal mensagem que o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, reforçou junto a mais de 200 representantes de sindicatos rurais durante a Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Representantes da Faemg, realizada no Hotel Grogotó, em Barbacena.

A Seapa e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável foram convidadas para estreitar o diálogo entre poder público e entidades representativas do agro. Essa aproximação é extremamente importante para a solução de desafios e criação de novas políticas públicas que ajudem a alavancar o setor, que já é um dos mais representativos da economia mineira. 

“Nossas commodities são muito importantes para o estado. Batemos recorde na série histórica de exportações com mais de US$ 13 bilhões em receitas até setembro. A geração de emprego e renda tem batido recordes também. E tudo isso graças ao trabalho dos produtores rurais. Vemos que trabalhar ouvindo o setor tem dado resultado”, afirmou o secretário.

O aprimoramento da legislação e da desburocratização, a partir de conversas com o setor produtivo, também trouxeram avanços para os produtos artesanais, como queijos, cafés, vinhos e azeites, pontuou o secretário. “Em 2019, tínhamos apenas um município com SISBI [Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal], o que permite a venda de produtos de origem animal para fora de Minas Gerais. Hoje, já são 276 municípios. Isso dá poder ao produtor de vender o seu produto em outros Estados e com segurança alimentar”, detalhou. 

Parceria forte com o meio ambiente
Para o secretário Thales Fernandes, a participação da secretária de Meio Ambiente, Marília Melo, foi um diferencial. Ela levou esclarecimentos sobre a legislação ambiental em Minas Gerais e o uso da água nas propriedades rurais. “Sou grato à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na pessoa da secretária Marília, pelo diálogo constante e pela parceria em ações que consolidam, cada vez mais, o agricultor como um mantenedor do meio ambiente”.

O tema é especialmente relevante com a nova Política Estadual de Agricultura Irrigada Sustentável, lançada este ano pelo Governo de Minas Gerais. “A presença desta secretaria aqui demonstra que setor produtivo e meio ambiente caminham juntos rumo a uma produção cada vez mais sustentável. É importante que os representantes dos produtores rurais vejam que entidades como IEF, Igam e outras vinculadas, estão à disposição do produtor rural para orientar e, desta forma, evitar multas e promover a sustentabilidade”, disse. 

União da categoria
A Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Representantes da Faemg teve a presença de cerca de 200 presidentes de Sindicatos Rurais de todo o estado. A programação contou ainda com palestras sobre arrecadação, infraestrutura, meio ambiente e tecnologia. 

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, destacou que a presença maciça no evento demonstra a união do setor e o compromisso em continuar modernizando o Sistema Faemg Senar para atender cada vez melhor os produtores.
 

Jornalista responsável: Janaína Rochido

Crédito (foto): Elaine Drumond/Seapa MG

Compartilhe via: