Conteúdo Principal

PIB do setor agropecuário deve bater novo recorde em Minas em 2022

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Governador participou do encerramento do 1º Encontro do Sistema Faemg, no Expominas
Publicado em:

O governador Romeu Zema esteve com representantes de sindicatos rurais durante evento da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), nesse sábado (17/9), no Expominas, em Belo Horizonte. Ele participou do almoço de confraternização e encerramento do 1º Encontro do Sistema Faemg: O Agro de Minas Passa por Aqui, que contou com palestras sobre o setor durante dois dias.

O governador conversou com os produtores ao lado do presidente da Faemg, Antônio de Salvo, e dos secretários de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Thales Fernandes, e de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio.

Crescimento

O presidente da Faemg, Antônio de Salvo, comemorou a realização do evento de dimensões inéditas na história da federação, criada em 1951, e espera que integrantes de sindicatos rurais e lideranças possam aproveitar o conteúdo para obter ganhos tecnológicos de otimização da produção. Ele destacou a resiliência do setor diante das dificuldades enfrentadas nos últimos anos, como pandemia, questões climáticas e empecilhos internacionais, e que ainda assim registrou o maior crescimento econômico do estado no segundo trimestre deste ano, em relação ao primeiro, impulsionando o acréscimo de 7,3% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais.

“Não nos reunimos apenas como colaboradores, diretos ou indiretos, e parceiros, mas como uma classe que promove o desenvolvimento do país e coloca alimento na mesa de milhões de brasileiros e de pessoas de diferentes partes do mundo”, pontuou de Salvo.

A expectativa de novo recorde no PIB do agronegócio, após R$ 177 bilhões apurados em 2021, é justificada pelo desempenho, também recorde, das exportações do agro mineiro.

De janeiro a agosto de 2022, o agronegócio mineiro já exportou US$ 10,2 bilhões em produtos enviados para 166 países, praticamente o mesmo valor registrado durante todo o ano de 2021, e que representaram 37,5% das vendas de Minas para o mercado externo. Os itens campeões de exportação são café, soja, carnes e produtos florestais.

 

 

Com informações da Agência Minas

Foto: Danielle Moura/Seapa

 

 

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.

 

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

Compartilhe via: