Conteúdo Principal

Novo software de defesa agropecuária do estado já tem primeira entrega

Submitted by 96928433604 on
Em cerimônia simbólica de assinatura de convênio, o governo de Minas anunciou o lançamento do módulo Cadastro Agroprodutivo, que vai trazer mais agilidade às operações de contenção de focos de doença, em caso de emergência sanitária.
Publicado em:
ima

No último dia 26 de agosto, aconteceu a cerimônia de assinatura simbólica do convênio entre o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e a Universidade Federal de Lavras (UFLA). O acordo formaliza parceria para o desenvolvimento de um novo software de gestão da defesa agropecuária para o estado de Minas Gerais no valor de R$ 21 milhões. O evento ocorreu no campus da UFLA e contou com a presença do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, do reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, do Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thalles Fernandes, e o diretor-geral do IMA, Antônio Carlos de Moraes. Durante o evento a primeira entrega foi anunciada: o módulo de Cadastro Agroprodutivo, que já poderá ser utilizado pelos servidores do IMA em no máximo um mês.

O Cadastro Agroprodutivo é um módulo que centraliza e organiza todas as informações relevantes das propriedades rurais mineiras que estão cadastradas no IMA. Além disso, também são reunidos dados georreferenciados das propriedades, informações detalhadas sobre os animais, as características das propriedades e os dados adicionais do entorno, como aeroportos, rodoviárias, hotéis, e contatos de autoridades locais.

Uma das principais características do sistema é a alimentação automática das informações, feita tanto pelo Google Maps quanto por fontes oficiais da internet. Essa tecnologia garante que os dados estejam sempre atualizados, proporcionando mais eficiência e precisão nas ações do IMA, uma vez que traz mais agilidade na execução das atividades de fiscalização e controle sanitário.
 

A importância do Cadastro Agroprodutivo para a defesa sanitária

A implantação do Cadastro Agroprodutivo é uma resposta à necessidade de se obter um panorama completo e detalhado das propriedades rurais e de seu entorno, essencial para a tomada de decisões rápidas e eficazes em casos de focos de doenças. Com o cadastro, os técnicos do IMA terão acesso a informações que permitirão a organização imediata de operações de contenção de doenças e fiscalização.

Este sistema fornecerá suporte em situações de emergência sanitária, permitindo que os técnicos do IMA identifiquem rapidamente onde podem se hospedar, quais são as rotas de acesso e quais autoridades locais devem ser contatadas. A ferramenta aumentará a capacidade de resposta do IMA.

O novo software de gestão agropecuária, dividido em oito módulos e com previsão de conclusão em 36 meses, promete ser o mais moderno do Brasil. Com entregas parciais ao longo do período, o sistema deve ser finalizado antes do prazo.

O novo software

O projeto tem o objetivo de melhorar a tomada de decisões dos técnicos do IMA. Com um investimento de R$ 21 milhões, o sistema será composto por oito módulos, cada um voltado para aspectos específicos da gestão agropecuária, como o monitoramento sanitário, a rastreabilidade de produtos e a automação de processos. A integração de tecnologias avançadas permitirá maior eficiência e precisão nas ações do IMA, beneficiando produtores rurais e garantindo a segurança sanitária do estado.

O software será capaz de reunir e processar dados em tempo real, o que permitirá respostas rápidas em situações de emergência sanitária. Segundo os gestores do projeto, o sistema será o mais moderno do país, consolidando Minas Gerais como referência em sanidade agropecuária. O projeto está alinhado com as metas do Governo de Minas de aprimorar a gestão dos recursos agropecuários, promovendo mais qualidade, segurança e sustentabilidade para o setor.

 

Assessoria de Comunicação do IMA
Redação: Igor Torres
Imagem: Acervo IMA

Siga o IMA no Instagram, Facebook e Youtube! @institutomineirodeagropecuaria


Confira a sonora do diretor-geral do IMA, Antônio Carlos de Moraes:
https://drive.google.com/file/d/1NHLN9HbqE0RS7a4cK-33-8t_-keaTpue/view?usp=sharing  

Confira a sonora da gestora do projeto de Desenvolvimento e Inovação do IMA, Luiza Castro: 
https://drive.google.com/file/d/1pcrJKMpgye549AVgRq9KnFgHVgL88ZlW/view?usp=sharing  

 

Compartilhe via: