Inauguração de fábrica de fertilizantes vai reduzir dependência de importações

Conteúdo Principal

Inauguração de fábrica de fertilizantes vai reduzir dependência de importações

Submitted by 37012408847 on
Grupo Eurochem inaugura unidade estratégica para o agronegócio de Minas e do Brasil; megaprojeto, retomado nesta gestão, estima produção capaz de atender a 15% da demanda nacional
Publicado em:
Descerramento da placa para inauguração do Complexo Mineroindustrial da empresa EuroChem, na cidade de Serra do Salitre, na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

O governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus participaram, nesta quarta-feira (13/3), da inauguração do Complexo Mineroindustrial da empresa EuroChem, na cidade de Serra do Salitre, na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

A expansão da planta fabril conta com investimento de quase R$ 5 bilhões, com apoio e atração de investimentos do Governo de Minas, por meio da Invest Minas, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG). O megaprojeto do grupo multinacional Eurochem servirá para fabricação de fertilizantes fosfatados no estado, fortalecendo o agronegócio mineiro.

Em atividade, a planta industrial vai gerar 1,2 mil empregos, além de contribuir para reduzir a dependência do Brasil das importações do insumo. A projeção, segundo a Invest Minas, é que a unidade da Eurochem seja capaz de produzir 500 mil toneladas de fertilizantes acabados já neste ano de 2024. Quando estiver com capacidade plena, a expectativa da empresa é alcançar a marca de 1 milhão de fertilizantes fosfatados, o que deve ocorrer no ano que vem.

O governador Romeu Zema destacou que o investimento da empresa fortalece o agronegócio, um dos principais setores econômicos do estado.

“Em Minas, nós só temos boas notícias do agro, e estamos batendo recordes constantes. E quem é produtor sabe do esforço do Estado para fortalecer o setor. A atração de investimentos de empresas como a EuroChem mostram que, hoje, Minas está no caminho certo para o desenvolvimento. A economia está crescendo, estamos gerando empregos e vamos bater a marca de um milhão de carteiras assinadas durante a minha gestão. Isso mostra que onde tem gestão, tem realização. E é uma satisfação ver mais este grande passo que vai fortalecer nosso agro, uma das principais fontes de riqueza que temos em Minas Gerais”, afirmou o governador.

O vice-governador Professor Mateus acrescentou que o investimento vai contribuir com a soberania na produção alimentícia do país.

“Agradeço aos homens e mulheres que trabalham em empresas como a EuroChem, ao Governo de Minas, e ao Governo Federal, pois isso vai possibilitar que Minas Gerais também seja, além de um grande produtor agrícola, uma solução para soberania e independência do país em termos de fertilizantes, que contribuem na produção de alimentos”, disse.

"A instalação do complexo tem uma importância estratégica para a segurança alimentar de todo o país, diminuindo a dependência externa de fertilizantes. Além disso, com a fabricação nacional, temos uma redução no custo de produção e logística, pois você tem uma fonte de fertilizante fosfatado muito mais próxima. Isso significa mais dinheiro na mão do produtor rural, impulsionando a economia na região, aumentando a renda e a qualidade de vida", explica o subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Caio César Coimbra.

Estímulo à produção nacional

Em 2023, conforme levantamento divulgado pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), a importação de fertilizantes pelo Brasil alcançou valor recorde: mais de 39,4 milhões de toneladas. Antes disso, o maior número havia sido registrado em 2021, com toneladas de insumos importados na casa dos 39,2 milhões.

Outro ponto, conforme ressaltado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, é que o país ainda importa mais de 80% dos adubos usados na produção local.

Os dados da Anda revelam um ponto de fragilidade do segmento agrícola brasileiro, o que contrasta com o protagonismo nacional no agronegócio, como uma das principais potências mundiais do setor.

Com a fábrica em Serra do Salitre, será possível não apenas atender a 15% da demanda nacional, mas também reduzir os custos para quem produz e trazer impactos sociais e econômicos significativos para a população. Além disso, de acordo com o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), vai colaborar para diminuir a mencionada dependência do país na importação desses insumos.

“Trata-se de um ativo extremamente estratégico, pois transforma a EuroChem em um player importante na produção de fertilizantes, no Brasil e na América do Sul. Estamos alinhados com o Plano Nacional de Fertilizantes, contribuiremos com o fortalecimento da competitividade do setor e, consequentemente, com a soberania alimentar do país”, disse o diretor-presidente da EuroChem na América do Sul, Gustavo Horbach.

A cerimônia desta quarta-feira contou também com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, e de outros ministros, secretários de Estado, parlamentares e autoridades.

Na oportunidade, o presidente afirmou que o investimento marca o crescimento nacional.

“A vinda da EuroChem para o Brasil e este investimento na Serra do Salitre não são apenas a demonstração de que a empresa acredita no que está acontecendo no país, mas também uma prova de que o Brasil está se transformando rapidamente no celeiro do mundo, não apenas do ponto de vista da produção de carne de soja e de cana, mas, também, em uma referência na produção energética”, destacou.

Geração de empregos

A empresa também será responsável pela geração de empregos diretos e indiretos na região, fortalecendo a geração de renda e melhorando a qualidade de vida da população, como o caso do supervisor de manutenção elétrica da EuroChem, Geraldo Lázaro, que trabalha na EuroChem há cinco anos.

Ele conta que saiu da cidade de Lagamar para trabalhar na planta da Serra do Salitre. Para ele, além do desenvolvimento pessoal e profissional, a cidade também tem crescido com a empresa.

“Eu vim transferido para cá e, depois que comecei a trabalhar na EuroChem, a minha vida mudou bastante. Aqui eu cresci e tive muitas oportunidades. Comecei na empresa como eletricista e, há quase um ano, sou supervisor de manutenção elétrica. Conquistei coisas pessoais, como minha casa, e trouxe minha família para cá. E, hoje, meu filho também trabalha aqui. Tudo isso fez com que melhorasse a qualidade de vida de toda minha família. E a gente vê que o município evoluiu junto com a empresa e, agora, com a ampliação da operação, acredito que a gente vai ter um desenvolvimento muito maior na região”, afirmou.

Outra melhoria para a região é a geração de empregos para mulheres. Atualmente, 30% do quadro de funcionários da empresa é composto por este grupo e a expectativa é de aumentar este número com a expansão, mudando a vida de pessoas como a nutricionista Isabela Borges, que conquistou sua independência financeira.

“Como desenvolvimento pessoal e interpessoal, a EuroChem foi uma virada de chave na minha vida, pois hoje eu tenho uma independência financeira muito grande e um crescimento profissional desenvolvido. Como mulher, é um orgulho fazer parte de uma empresa que abrange o sexo feminino para fazer parte do grupo de colaboradores. Isso vem auxiliando na nossa independência financeira e ajudando na conquista do crescimento profissional e interpessoal”, contou.

Histórico

O Governo de Minas acompanha o projeto desde a sua concepção, passando por questões tributárias, licenciamentos ambientais, reuniões e vistorias à fábrica. A construção foi iniciada pelo grupo norueguês Yara e, em 2021, a planta foi adquirida pela Eurochem. A empresa, que retomou a obra com apoio do Estado, é uma das líderes globais no mercado de fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potássicos, com atuação em cem países e mais de 30 mil empregados.

“Sempre ouvimos do setor reclamações sobre os impactos da dependência dos fertilizantes importados. Agora, com a fábrica, os produtores mineiros ficam mais protegidos de fatores externos que impactam nos preços desses insumos, dando maior segurança nas operações, e consequentemente, reduzindo os custos dos alimentos na mesa do consumidor”, analisou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Com a nova fábrica, o grupo multinacional pretende se reforçar e se reposicionar internacionalmente. Não por acaso, o Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre se apresenta como a maior unidade do grupo fora da Europa.

“Trabalhamos por cerca de dez anos para a viabilização do projeto. Hoje, vemos que todo o esforço valeu a pena, já que a entrada em operação da planta ajudará o agronegócio de Minas e do Brasil a se tornarem mais competitivos no mercado global”, disse o CEO da Invest Minas, João Paulo Braga.

Fertilizantes em Minas

Segundo dados repassados pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Minas Gerais ocupa o primeiro lugar nacional na produção de fertilizantes, com 8,4 milhões de toneladas (Mt), o que representa 62,5% do total nacional.

O parque produtor de fertilizantes em MG inclui: empresas mineradoras/ produtoras de matérias-primas que fornecem produtos intermediários; empresas misturadoras/vendedoras de fertilizantes; e produtoras que atuam como misturadoras e no campo da química. Em grande parte, os complexos industriais estão concentrados, principalmente, nas regiões de Patos de Minas e Uberaba.

Com informações da Agência Minas

Foto: Gil Leonardi/Imprensa-MG

Compartilhe via: