Festa do Azeite Novo vai mostrar harmonizações do produto em pratos da culinária nacional

Quem curte um bom azeite, não pode perder a 6ª edição da Festa do Azeite Novo que será realizada, em Maria da Fé, no sul de Minas, entre 2 e 4 de maio. O foco do evento será gastronomia, por meio de harmonizações entre azeites locais e pratos da culinária mundial. Trata-se de um evento de promoção da colheita da azeitona e da produção de azeite extravirgem, com o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). A programação inclui visitas guiadas às fazendas de oliveira do município, dentre elas o Campo Experimental da Epamig, no sábado, dia 3 de maio, às 10h.
“Os pesquisadores irão apresentar o histórico da olivicultura e os trabalhos que são desenvolvidos pela Epamig. E também, a estrutura de pesquisa: o laboratório de análises de qualidade do azeite, a agroindústria de extração do azeite e os pomares experimentais de oliveiras”, detalha o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da Epamig, Pedro Moura.
Ainda no sábado (3), a Epamig contará com um Plantão Técnico, na área da Festa, para esclarecer dúvidas sobre olivicultura e azeites, de 15h às 19h. E participará de uma mesa redonda, promovida pela Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), às 18h.
Celebrar o azeite fresco
Maria da Fé foi o palco da primeira extração de azeite de oliva extravirgem do Brasil, realizada pela Epamig em 29 de fevereiro de 2008. A Festa do Azeite Novo tem como objetivo principal exaltar a colheita da azeitona e a produção do azeite, como forma de estimular o turismo e a gastronomia.
A Epamig participa da programação do evento desde a primeira edição em 2019. “A Festa tem esse nome porque celebra o azeite recém produzido. E quanto mais novo é o azeite, mais pronunciadas são as características de aroma e frescor”, explica Pedro Moura.
Serviço:
6 ª Festa do Azeite Novo (@festadoazeitenovo)
Data: 2 a 4 de maio de 2025
3 de maio – Programação Epamig
10 h - Visita técnica à Epamig (Campo Experimental de Maria da Fé)
15h às 19h - Plantão técnico – área da festa
18h às 19h - mesa redonda organizada pela Assoolive
Jornalista responsável: Mariana Vilela Penaforte de Assis - Ascom/Epamig
Foto: Erasmo Pereira/Epamig